Tempo

Previsão do tempo indica chuva volumosa na virada do ano no Brasil

Meteorologista do Inmet comenta quanto e onde deve as precipitações devem se concentrar; algumas áreas podem até mesmo ter invernada

Boa parte do Brasil passou por uma severa estiagem nos últimos três meses. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), algumas áreas registraram até 300 milímetros a menos de chuva em relação ao volume comum para o trimestre. A anomalia negativa foi registrada no Sul, em São Paulo, em Minas Gerais, no Centro-Oeste e em parte do Norte do país.

Além da escassez de chuva, as altas temperaturas também castigaram diversos municípios. Ainda na primavera, o Brasil bateu recorde ao registrar, com termômetros marcando quase 45 ºC. “E o produtor sabe que o calor excessivo aumenta a evaporação, faz com que a umidade caia a níveis bem críticos, como aconteceu até novembro”, comenta Marcelo Schneider, meteorologista do Inmet.

Em dezembro, a situação complicou para o Matopiba, região formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O fato até chamou atenção já que, em anos de La Niña, é comum que essas áreas recebam chuva acima da média. Segundo Schneider, a expectativa não se consolidou por conta da temperatura do Atlântico Norte, que também influencia no regime de precipitações.

Mas para os últimos dias de dezembro e começo de janeiro há previsão de bastante chuva no oeste da Bahia, sul do Maranhão, sul do Piauí, leste do Tocantins. A Zona de Convergência do Atlântico Sul também deve beneficiar áreas de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, norte de Mato Grosso e sul do Pará.

“Teremos praticamente 10 dias de chuva com chuvas consecutivas, e aquela região de Goiás para o oeste de Mato Grosso podem ter invernada, sequência de dias sem sol”, pontua.

Janeiro também deve ser bastante chuvoso entre Santa Catarina, Paraná e oeste de São Paulo. Volumes acima de 100 e chegando até 200 milímetros. Parte de Mato Grosso do Sul também deve receber algumas precipitações.

Praticamente todo o semiárido do Nordeste não deve ter chuva nesta virada do ano.