Tempo

Confira a previsão do tempo para o fim de semana

A combinação de calor e o fluxo de umidade deixam o tempo instável em grande parte do Brasil neste fim de semana

Sábado, dia 28 de janeiro

SUL 

Sol com poucas nuvens e tempo firme sobre o Rio Grande do Sul neste sábado. No interior do Paraná, e no centro oeste de Santa Catarina, sol, muitas nuvens e chuva a qualquer hora. O tempo segue encoberto, com chuva frequente e volumosa no litoral norte catarinense e no centro-norte do Paraná, o que inclui a região da capital Curitiba e do litoral.

SUDESTE 

Tempo encoberto com chuva frequente no sul de São Paulo e na região do Vale do Ribeira. Chove a qualquer hora no leste e oeste paulista, no estado do Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais. Tem previsão de chuva volumosa nestas regiões com grandes acumulados. Na Grande Belo Horizonte e no oeste mineiro, sol e pancadas de chuva com risco de trovoadas. No nordeste de Minas Gerais e no Espírito Santo, sol e chuva fraca.

CENTRO-OESTE

Sol, muitas nuvens e chuva a qualquer hora no centro-norte de Mato Grosso, nordeste de Goiás e centro-sul e oeste de Mato Grosso do Sul. No Distrito Federal, em Cuiabá e no norte de Mato Grosso do Sul, sol e pancadas de chuva com risco de trovoadas.

NORDESTE

A chuva aumenta sobre grande parte do interior da Região. O céu fica cheio de nebulosidade, chove a qualquer hora no Maranhão, sul do Piauí, norte do Ceará, leste da Paraíba e de Pernambuco. No interior nordestino, sol e pancadas de chuva com risco de raios e trovoadas. Em Salvador, a chuva acontece intercalando períodos de melhoria. No sul baiano, sol e chuva passageira.

NORTE

O tempo ainda segue instável e bastante carregado sobre a Região. Chove várias vezes e o céu fica cheio de nuvens sobre Manaus, oeste do Pará, leste do Acre e em Rondônia. Em Belém, sol e pancadas de chuva forte. Tempo firme apenas no noroeste do Amazonas e centro-norte de Roraraima. Demais áreas com sol e pancadas de chuva com risco de trovoadas.

Domingo, dia 29 de janeiro

SUL 

O predomínio da circulação de alta pressão sobre o Rio Grande do Sul deixa o tempo firme em todo o estado. Muitas nuvens se formam sobre o norte e o leste do Paraná e o nordeste de Santa Catarina e chove em vários momentos do dia. Em Curitiba e no litoral do Paraná, o tempo fica nublado. Nas demais áreas da região, sol com pancadas de chuva isoladas.

SUDESTE 

Uma baixa pressão e uma frente fria estacionária, associadas com o fluxo de umidade na direção do sudeste provocam pancadas de chuva em vários momentos do dia sobre São Paulo, sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro, além de deixar o tempo nublado sobre o leste do estado. Nas demais áreas, o sol aparece, mas as pancadas de chuva acontecem de forma isolada, com maior potencial para chuva forte no sul do Espírito Santo e norte de Minas Gerais.

CENTRO-OESTE

A combinação de calor e o fluxo de umidade deixam o tempo instável sobre Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e extremo oeste de Goiás, onde chove em vários momentos do dia. Nas demais áreas, sol e pancadas de chuva que acontecem de forma isolada.

NORDESTE

Sol e chuva rápida no litoral norte do nordeste, entre Maranhão e Rio Grande do Norte. Nas demais áreas, o tempo segue instável, apesar do dia ensolarado, com pancadas de chuva isoladas acompanhadas por trovoadas, com maior intensidade no interior da Paraíba e norte da Bahia.

NORTE

As pancadas de chuva seguem espalhadas por quase toda a região. Tempo firme apenas, em Roraima e norte do Amazonas. Entre o leste do Acre, sudoeste do Pará, sul do Amazonas e Rondônia, além do litoral do Amapá, muitas nuvens se formam e as pancadas de chuva acontecem em vários momentos do dia. Nas demais áreas, sol e pancadas de chuva isoladas com trovoadas.

Chuva sobre região produtora, previsão do tempo, centro-oeste
Foto: Eugene Triguba/Unsplash