Tempo

Previsão do tempo: frente fria chega ao Sudeste nesta quinta-feira

Enquanto parte da região deve registrar chuvas, o Sul do país e Mato Grosso do Sul voltam a ter tempo firme

chuva, chuvas, previsão do tempo
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira em todo o país. Foto: Pixabay

Sul

A frente fria se afasta e um sistema de alta pressão atmosférica avança sobre a região, inibindo a formação de grandes nuvens de chuva e garantindo um dia de tempo firme.

O dia começa com chance para nevoeiro no noroeste gaúcho, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, mas que logo se dissipa dando lugar ao sol. Apesar dos períodos de sol serem mais evidentes, os ventos gelados de que sopram do quadrante sul mantém as manhãs frias e tardes amenas.

As rajadas de vento seguem intensas em toda a faixa leste e litorânea, e o mar também fica bastante agitado entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, reflexo da atuação do ciclone extratropical sobre o oceano. O alerta de ressaca marítima feito pela Marinha do Brasil é válido até a noite desta quinta-feira.

Sudeste

A frente fria avança de vez e consegue provocar chuva em áreas mais centrais e na faixa leste de São Paulo, sul e Zona da Mata Mineira e baixada e serra fluminense, Médio Paraíba (RJ) e Costa Verde (RJ). A precipitação ocorre de maneira mais pontual, e por enquanto não há expectativa para fortes temporais.

As rajadas de vento seguem intensas, mas agora principalmente no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro.

Nas demais áreas do Sudeste, a nebulosidade aumenta, mas como a frente fria atua mais sobre o oceano, não há previsão de chuva.

Centro-Oeste

A frente fria se afasta, e o tempo firme passa a predominar em todo Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira, com temperaturas levemente menores se comparadas ao início da semana. Tempo firme também em Mato Grosso e Goiás.

Sem chuva, atenção para o aumento no número de queimadas e baixos níveis de umidade relativa do ar, especialmente durante a tarde.

Nordeste

Os ventos úmidos que sopram do mar combinados à disponibilidade de calor favorecem a formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva sobre toda a extensão litorânea, que ocorre de forma mais pontual e passageira, nada que cause grandes preocupações.

Uma massa de ar mais seco mantém o tempo firme e seco em todo o interior da região.

Norte

No norte do Pará ainda chove bastante e não se descarta a chance para pancadas isoladas e passageiras por toda a região. Pancadas de chuva ocorrem também no Amapá, Roraima, norte e oeste do Amazonas, Acre e norte e oeste de Rondônia.

Nas demais áreas, uma massa de ar seco impede que nuvens carregadas se formem, garantindo mais um dia com sol e tempo firme.