Tempo

Previsão do tempo indica chuva agrícola apenas em maio; veja onde!

Somar Meteorologia afirma que bloqueio atmosférico está impedindo a passagem de frentes frias vindas da Argentina e Uruguai

A Somar Meteorologia indica que a região Centro-Sul do Brasil só deve receber chuvas expressivas, que podem benefíciar a agropecuária, apenas a partir de maio. De acordo com o agrometeorologista Celso Oliveira, essa situação acontece por conta de um bloqueio atmosférico que impede a chegada de novas frentes frias pelo Sul do país.

“Na realidade, temos ventos fortes em altos níveis da atmosfera que acabam empurrando para o oceano toda frente fria que tenta vir da Argentina e Uruguai em direção ao Sul. Com isso, a massa de ar tropical, que normalmente é quente e domina a região central do Brasil, acaba avançando para o Sul ja que não tem há nenhum outro sistena que ‘combata’ isso. Assim, as ondas de frio não conseguem avançar”, explica.

Esse cenário tem provocado aumento das temperaturas. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o desvio de temperatura (que é a diferença entre a temperatura média para o período e a temperatura registrada) já passam de 5 ºC. Em Uruguaiana (RS), a temperatura atinge 32 ºC, quando a média é 26 ºC. No Centro-Sul a situação também é de tempo seco. Esse bloqueio atmosférico predomina, trazendo baixa umidade do solo.

Já a região leste e norte do Nordeste, boa parte do Norte e norte de Mato Grosso e Goiás podem ter chuvas nos próximos dias.

  • De 28 abril a 2 maio

A expectativa é que o tempo seco aumente na região central do Brasil, indo do sul da Bahia, Tocantins e boa parte de Mato Grosso até o Paraná. “Pelo menos até o início de maio”, diz Oliveira.

Já no Sul do país, há expectativa de chuva na virada do mês, mas os acumulados são modestos. “Em Passo Fundo (RS) volta a chover no fim de abril. Apesar da frequência alta, o acumulado é baixo. A regularização da chuva só vai acontecer a partir de meador de maio, até lá o tempo é seco”.