Tempo

Previsão do tempo indica mudança no padrão de chuvas no fim de abril

Precipitações devem retornar ao Sul por um período. Porém, segundo semestre promete ser bastante complicado para produtores da região

nuvens, chuva, céu fechado, previsão do tempo
Entenda como as chuvas devem se comportar. Foto: Pixabay

O padrão de chuvas no Brasil deve mudar no fim de abril, de acordo com a previsão do tempo. As precipitações devem diminuir no Brasil central e retornar a Mato Grosso do Sul e aos estados do Sul. “Em Camaquã (RS), entre o fim de abril e decorrer de maio, vamos alcançar acumulados de três dígitos”, afirma o meteorologista Celso Oliveira, da Somar. Segundo ele, a chuva ajudará a repor a água dos mananciais e a aumentar a umidade do solo para instalação do trigo.

O segundo semestre tem uma projeção de umidade mais favorável ao Nordeste do Brasil. Já para o Sul, a expectativa é de um cenário ainda mais preocupante. “Com o resfriamento das águas do oceano Pacífico, mesmo que não se configure um La Ninã, a promessa é de outra safra complicada para os produtores, não só do Rio Grande do Sul, mas também de Santa Catarina e Paraná, além da Argentina”, diz Celso Oliveira.

Curto prazo

A diminuição da chuva até agora favoreceu a rápida aceleração da colheita no oeste da Bahia. A umidade do solo está alta em diversas áreas do Matopiba — formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Nos próximos dias, segundo a previsão do tempo, algumas cidades importantes desta fronteira agrícola voltarão a receber chuvas, o que deve interromper novamente a colheita.

Uma frente fria que passou rapidamente pelo Sul e provocou ventania e altos acumulados em alguns locais como Apucarana (PR) vai estacionar entre o norte de Minas Gerais, Espírito Santo e sul e oeste da Bahia, trazendo de 80 a 100 milímetros nos próximos dias.