Tempo

Previsão do tempo mostra que vem frio, geada e chuva nos próximos dias

Neste fim de semana, o frio mais forte vai se concentrar nos estados do Sul, inclusive com valores abaixo de zero em algumas localidade

Uma frente fria que está na costa do Sudeste traz na retaguarda uma massa de ar polar que avança pelo Sul. Isso vai baixar bastante as temperaturas nos próximos dias no Centro-Sul, trazendo chance de geada.

Neste fim de semana, o frio mais forte vai se concentrar nos estados do Sul, inclusive com valores abaixo de zero em algumas localidades. Além disso, há previsão de geada tanto no sábado (11) quanto no domingo (12), de acordo com a meteorologista Desirée Brandt, da Climatempo.

Na região de Toledo (PR), por exemplo, a geada pode ser danosa para áreas produtoras de milho. No domingo, a temperatura mínima deve ficar em torno de 2 °C, ,e na segunda, 3 °C. Já na área de Pato Branco, no sudoeste paranaense, o frio pode até beneficiar plantios de trigo, pois isso ajuda no perfilhamento e no desenvolvimento do sistema radicular das plantas. A temperatura mínima na região será de 0 °C no domingo e 1 °C na segunda-feira.

O frio também provoca chance de geada em Mato Grosso do Sul, como no caso do município de Amambai. Ali, a mínima no domingo será de 3 °C, podendo gear e afetar pastagens. Mas na segunda-feira (13) esse risco praticamente desaparece, pois as menores temperaturas serão de 5 °C.

No começo da semana que vem, áreas do sul de São Paulo e do sul de Mato Grosso do Sul também estão sujeitas a geada. Ao longo da semana que vem, entre 16 e 20 de junho, as madrugadas ainda serão frias no Sul e no Sudeste, assim como em algumas áreas do Centro-Oeste. Mas já não há risco de formação de geada

Chuvas

Muitas áreas do Brasil devem receber chuva entre os dias 11 e 15 de junho. Uma delas é a faixa norte do país, bem como toda a extensão do território que vai da costa do Sudeste à região Norte, passando por Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

A costa leste do Nordeste permanece sob pancadas nos próximos dias, com volumes de até 70 mm, o que mantém o solo bastante encharcado.

No período de 16 a 20 de junho, diminui a chuva ao longo da faixa leste do Nordeste. Além disso, mais para o fim do período, volta a chover no Sul, com algo em torno de 30 mm, principalmente em Santa Catarina e no Paraná, por conta de uma nova frente fria.

Site de referência: https://www.climatempo.com.br/