Tempo

Previsão do tempo: nova frente fria vai se formar e vem chuva por aí

Ainda de acordo com a Somar Meteorologia, o frio continua perdendo intensidade neste fim de semana e as chances de geadas no Centro-Sul ficam mais restritas

tempo, clima, nuvem, chuvas, previsão do tempo, temporais
Confira a previsão do tempo para este fim de semana. Foto: Pixabay

Sábado, 30

Sul

O tempo firme predomina em praticamente toda a região sob efeito da massa de ar seco. Em relação aos últimos dias, o frio perde intensidade e já não há potencial para geada em nenhum ponto da região. Aos poucos a temperatura se eleva devido à mudança na direção do vento, que volta a soprar do quadrante Norte.

Pela manhã pode haver formação de névoa úmida e/ou nevoeiro em pontos do centro e sul gaúcho, além da Região Metropolitana de Porto Alegre, e também do Vale do Itajaí em Santa Catarina ao leste do Paraná.

Nas áreas de fronteira com o Uruguai os ventos podem soprar com intensidade de 60 km/h por conta da aproximação de um centro de baixa pressão atmosférica, que mais tarde dará origem a uma nova frente fria.

Sudeste

Manhã de sábado ainda fria nos pontos altos da região, segundo a previsão do tempo. Há potencial de geada em Monte Verde (MG), Maria da Fé (MG), Campos do Jordão (SP) e Parque Nacional de Itatiaia (RJ).

Pela manhã também há potencial para névoa úmida e/ou nevoeiro no leste de São Paulo, Rio de Janeiro e pontos de Minas Gerais, como é o caso da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Enquanto isso, nas demais áreas, o dia amanhece com céu aberto, mas o friozinho perde força aos poucos com a mudança na direção dos ventos que voltam a soprar predominantemente do quadrante Norte. Vale ressaltar que não há condição de chuva em nenhum ponto da região.

Centro-Oeste

A condição de chuva aumenta no noroeste de Mato Grosso devido à formação de instabilidades em altos níveis da atmosfera. Serão pancadas rápidas, sem grandes acumulados, mas que podem vir acompanhadas por trovoadas.

Enquanto isso, nas demais áreas da região, o tempo firme predomina com sol entre poucas nuvens devido à atuação de uma massa de ar seco.

Nordeste

O fim de semana começa com tempo instável e chuva, especialmente em áreas mais próximas ao litoral. Acumulados significativos podem ser registrados no litoral desde Aracaju (SE) até São Luís (MA) devido aos ventos que sopram do mar contra à costa.

Por outro lado, uma massa de ar seco atua e garante o tempo firme no centro e oeste da Bahia, no oeste de Pernambuco, no sul do Ceará, na maior parte do Piauí e no sul do Maranhão.

Norte

As pancadas persistem no Amazonas, Roraima, Amapá e Pará por conta das instabilidades tropicais, aliás, a chuva pode vir acompanhada por trovoadas. Os maiores acumulados ficarão concentrados no sul e leste do Pará.

A novidade é que volta a chover em todo o estado do Acre e de Rondônia com a formação de instabilidades em altos níveis da atmosfera.

Em contrapartida, o tempo firme se espalha pelo Tocantins.

Domingo, 31

Sul

No último dia de maio, a expectativa é de mudanças no tempo. Duas áreas de baixa pressão atmosférica dão origem a um novo sistema frontal. Pancadas de chuva começam a se espalhar pelo oeste gaúcho à tarde, mas até o fim do dia atingem todo o Rio Grande do Sul (com possibilidade de acumulados significativos do centro ao noroeste do estado), o sul e oeste de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná. Ventos de até 70km/h podem ser registrados entre o litoral gaúcho e o litoral sul catarinense.

Enquanto isso, no norte de Santa Catarina e na maior parte do Paraná, o tempo firme ainda predomina sob efeito de uma massa de ar seco. A temperatura continua subindo com os ventos soprando do quadrante Norte.

Sudeste

Uma massa de ar seco atua e inibe a formação de instabilidades, segundo a previsão do tempo. No entanto, o frio segue perdendo força com a gradativa elevação da temperatura e agora o potencial para geada fica bem restrito ao Parque Nacional de Itatiaia, no Rio de Janeiro, devido à sua altitude muito elevada.

Ainda existe chance para névoa úmida e/ou nevoeiro, mas desta vez entre o norte fluminense, o leste mineiro e o Espírito Santo. No leste paulista, o dia já começa com condição de céu claro.

Centro-Oeste

O tempo firme predomina em boa parte da região, porém, o destaque é a possibilidade de chuva em toda a faixa oeste de Mato Grosso e também no oeste e sul de Mato Grosso do Sul, por conta da formação de uma área de baixa pressão atmosférica entre o Centro-Oeste e o Paraguai, que mais tarde dará origem a um novo sistema frontal. A chuva não tende a ser volumosa, mas pode vir acompanhada por raios e ventos moderados.

Nordeste

Segue o tempo firme em áreas do interior nordestino, enquanto que em áreas mais próximas à costa a chuva ainda ocorre, mesmo que em forma de pancadas rápidas, intercaladas com períodos de sol e temperaturas elevadas garantindo a sensação de tempo abafado. Volumes significativos podem ser registrados de Maceió (AL) a São Luís (MA).

Norte

Maio termina com chuva na maior parte da região devido à atuação das instabilidades tropicais. Volumes expressivos podem ser registrados no Pará.

A exceção continua sendo o Tocantins, com predomínio do tempo firme devido a presença de uma massa de ar seco que inibe a formação de nuvens carregadas.