Tempo

Previsão do tempo para amanhã: frente fria, temporais e trovoadas

Expectativa da meteorologia é para mais um dia de instabilidades pelo país

A terça-feira (22) será das mais diversas condições climáticas no Brasil. Ao menos é o que indica a previsão do tempo para amanhã. De acordo com boletim divulgado pela Climatempo, o dia será marcado por deslocamento de mais uma frente fria, chuvas, temporais e trovoadas.

+ Primavera brasileira seguirá sob influência de La Niña

Segundo a previsão para a data, outros fenômenos também serão registrados no país ao longo da data. A empresa de meteorologia adianta que, mais uma vez, pode ter ventania, queda de granizo e descargas elétricas sobre pontos do Sudeste. Enquanto isso, o áreas do Norte e do Nordeste devem contar com sol e calor.

Pela previsão da Climatempo, a frente fria irá se deslocar e, assim, provocar temporais nos três estados do Sul. Os temporais também são aguardados para áreas do Sudeste e do Centro-Oeste. Além disso, duas capitais nortistas — Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO) — estão na rota das tempestades que devem ocorrer.

Previsão do tempo para amanhã

Frente fria derruba temperaturas no fim de semana; confira - massa de ar seco - frio
Foto: Pixabay

Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo e válidas somente para esta terça-feira (22.)

  • Sul

A frente fria se desloca para o oceano, mas ainda é responsável pelos temporais no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. As instabilidades são reforçadas pela presença de um cavado meteorológico e pela umidade que vem da Amazônia.

São esperados volumes elevados de chuva em praticamente toda a região, especialmente na Grande Porto Alegre, no leste catarinense e no centro-leste paranaense.

  • Sudeste

Tempo firme apenas na região central fluminense. Nas demais áreas da região, a chuva ocorre de forma frequente e volumosa, sendo acompanhada por temporais, ventanias, granizo e descargas elétricas, principalmente em São Paulo e no Triângulo Mineiro.

  • Centro-Oeste

Às instabilidades permanecem predominando em toda a região nesta terça-feira. A chuva é forte, principalmente no centro e norte de Mato Grosso e no sul de Goiás, onde os volumes previstos são mais elevados, bem como a condição de temporais.

Isso ocorre devido ao transporte de umidade que vem da Amazônia e da presença de um cavado meteorológico.

  • Nordeste

O tempo abre em grande parte do Piauí e do Ceará e entre o interior do Rio Grande do Norte e norte da Bahia. Nas demais áreas nordestinas, pancadas de chuva e trovoadas. Apesar da presença de nuvens, o sol consegue intercalar momentos de abertura e as temperaturas são elevadas.

  • Norte

As instabilidades ganham ainda mais força e se espalham na região. Está previsto chuvas fortes no Acre, no sul do Amazonas e no norte de Rondônia. Capitais como Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO) estão na rota das tempestades e volumes altos de chuva.

Áreas de instabilidade em diversos níveis atmosférico, mais o calor e a umidade local, colaboram para a formação destas nuvens de tempestade. Sobre o Tocantins e o Pará, a chuva diminui e se torna mais isolada, assim como acontecerá sobre o Amapá e Roraima.

Apesar da chuva, o calor permanece e a previsão é de um dia bastante abafado.

______________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.