Tempo

Previsão do tempo: prepare-se para chuva forte e temporal em vários estados na semana

No entanto, áreas do Nordeste e do Norte enfrentam índices baixos de umidade relativa do ar

Confira como ficam a previsão do tempo e a possibilidade de chuva para esta segunda e terça-feira em todos as regiões do Brasil, com as informações da Climatempo.

Segunda-feira (17)

Sul

Um cavado em médio nível atmosférico estará presente entre o Sul do Brasil, Paraguai e
Argentina. Com isso, o tempo fica nublado e há previsão de chuva em todos os estados da região, com pancadas rápidas e isoladas.

Na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, o tempo fica nublado e não chove.

Sudeste

O calor e a alta umidade do ar, mais a formação de uma área de baixa pressão atmosférica na costa do Brasil, favorecem as pancadas de chuva no estado de São Paulo, sul e oeste de Minas Gerais e Serra Fluminense.

O tempo aberto predomina na costa do Rio de Janeiro, no Espírito Santo e em Minas Gerais.

Centro-Oeste

As instabilidades predominam entre Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e sul de Goiás. A chuva vem intercalada com períodos de calor e chuva, com tempo abafado.

Nordeste

Há condições de chuvas em todo o litoral da região. Atenção aos acumulados mais altos e
tempo encoberto. O tempo se mantém seco em todo o interior da região, com baixa umidade do ar.

Norte

As pancadas de chuva ficam isoladas e o ar abafado prevalece na região. Atenção à chuva mais volumosa no Acre, Amazonas e Rondônia.

Terça-feira (18)

Sul

A chuva persiste em praticamente toda a região. A presença de um cavado meteorológico, em conjunto com a incursão dos ventos, com o corredor de umidade que vem da Amazônia e da formação de uma áreas de baixa pressão próximo à costa gaúcha, causa temporais e chuva volumosa no Paraná e Santa Catarina desde a madrugada.

A chuva ocorre de forma moderada a forte, e com picos de intensidade principalmente na faixa leste dos dois estados.

No decorrer do dia a chuva ganha força em no território catarinense, e não se descarta a ocorrência de queda de granizo e de descargas elétricas. Atenção para os acumulados altos de chuva e possíveis áreas de alagamento.

No Paraná, a chuva se concentra entre a manhã e a tarde; durante a noite ocorre apenas entre a Região Metropolitana de Curitiba e o litoral.

As pancadas de chuva são mais isoladas e mal distribuídas no Rio Grande do Sul. Os maiores acumulados são previstos para as áreas de divisa com Santa Catarinense e não se descartam temporais nessas áreas.

As rajadas de vento são de forte intensidade e atingem grande parte do Rio Grande do Sul com velocidade acima de 70 km/h. Nos demais estados da região, as rajadas são mais moderadas e podem chegar a 55 km/h.

O mar fica agitado e as ondas podem ultrapassar 4 metros de altura em toda a faixa litorânea da região.

Sudeste

O tempo firme predomina em grande parte de Minas Gerais, no norte fluminense e no oeste capixaba. As temperaturas são elevadas e faz calor durante todo o dia. E

Em São Paulo, a chuva ocorre desde a madrugada com moderada intensidade no sul, centro-sul e oeste. No decorrer da manhã, as instabilidades avançam e chove em praticamente todo o estado. A chuva é volumosa no Vale do Paraíba, Baixada Santista, Mogiana e litoral norte.

No Espírito Santo, as pancadas de chuva são mais pontuais e não geram altos acumulados. Já no Rio de Janeiro, a chuva forte vem no período da noite e são esperados volumes expressivos no litoral sul, na capital e na região de Petrópolis.

Pancadas passageiras também ocorrem no sul mineiro entre a tarde e a noite. Há possibilidade de trovoadas. As instabilidades aparecem devido à incursão de ventos úmidos, divergência em altos níveis da atmosfera e formação de uma área de baixa pressão na costa da região Sul.

O mar do litoral paulista e fluminense fica agitado e as ondas podem atingir 3 metros de altura

Centro-Oeste

Muita chuva e temporais em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A chuva ocorre em vários pontos desde a madrugada e vem acompanhada por trovoadas, podendo haver acumulados elevados no oeste de Mato Grosso, além de queda isolada de granizo.

As pancadas de chuva no extremo sul de Goiás são isoladas e passageiras, sem gerar acumulados expressivos. Nas demais áreas do estado, o tempo firme e seco permanece predominando e as temperaturas são elevadas.

Nordeste

Sem grandes mudanças, o tempo será seco e com muito calor em todo o interior da região. Os índices de umidade relativa do ar ficam abaixo de 20% nas horas mais quentes do dia.

Em toda a faixa litorânea nordestina ocorrem pancadas isoladas de chuva que não geram acumulados expressivos.

Norte

Muita chuva e trovoadas em praticamente toda a região. No Tocantins, o tempo firme e seco segue predominando e as temperaturas são elevadas. Os índices de umidade relativa do ar ficam abaixo de 20% nas horas mais quentes do dia nas áreas mais no sul do estado.

_________

Acompanhe as principais notícias sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.