Tempo

Previsão do tempo: ventania, riscos de geadas e deslizamentos de terra

As rajadas chegaram a derrubar caminhões em São Gabriel do Oeste, em Mato Grosso do Sul

Ventos de mais de 100 quilômetros por hora (km/h) chegaram a tombar caminhões em São Gabriel do Oeste, em Mato Grosso do Sul, na terça-feira (9). Na área rural do município, houve destelhamento de barracões.

Os fortes ventos no interior sul-mato-grossense não foi o único destaque climático da vez. Chuva de mais de 100 milímetros ocorreu em parte da faixa leste de Santa Catarina. O momento chuvoso foi acompanhado de ventania, por causa da formação de um ciclone extratropical bem próximo da costa da região Sul brasileira. Com isso, há potencial para deslizamentos de terra e encostas, principalmente na faixa leste dos estados sulistas e de São Paulo no decorrer dos próximos dias.

Na quinta-feira (10), as instabilidades se afastam da região Sul e dão lugar para a massa polar que derruba as temperaturas, gerando a possibilidade de ocorrência de geada ampla em Santa Catarina, no sul do Paraná e no norte do Rio Grande do Sul. Atenção a formação de nevoeiro em boa parte da região já que ainda há bastante umidade e as temperaturas ficam ainda mais baixas, com frio aumentando nesta quinta. O sol predomina pela manhã e à tarde, com a umidade relativa do ar permanecendo alta nas horas mais quentes do dia. O mar segue agitado entre Santa Catarina e o Paraná, com ondas que ultrapassam 3 metros de altura.

As temperaturas ficam baixas também no Centro-Oeste, principalmente em Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e Goiás, mas sem risco de geadas. No Nordeste, as temperaturas são elevadas e a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30% no interior nordestino. Chuva acompanhada de trovoadas isoladas permanecem ocorrendo no setor norte do Amazonas, Pará, Roraima e Amapá. Entre o Acre e Rondônia, as temperaturas diminuem devido à frente fria e o tempo estável predomina. No Tocantins, as temperaturas são elevadas e não chove e o sol brilha forte.

Previsão para o fim da semana: mais risco de geada

O frio continua nesta sexta-feira, 11, no centro-sul do país, com risco de geada entre o planalto do Paraná e o norte do Rio Grande do Sul. A chuva diminui no leste de Santa Catarina mas o tempo ainda fica muito encoberto com risco de chuva fraca. A frente fria passa perto da costa da Bahia nesta sexta e a chuva aumenta em Salvador, o estado também deve ter diminuição das temperaturas. A partir de sábado, o calor retorna ao Centro-Oeste, mas o estado de São Paulo e o Sul do país seguem gelados.