Tempo

Previsão do tempo: ventos de 100 km/h atingem três regiões

De acordo com a Somar Meteorologia, chove em boa parte do Centro-Sul nesta terça-feira, 30

Com apoio de

Sul

A chuva continua na região e ganha força do oeste e norte do Rio Grande do Sul até o sul do Paraná. Os acumulados previstos serão elevados no noroeste e norte gaúchos, Santa Catarina e sul paranaense. Nessas áreas, a chuva ocorre a qualquer momento com dia, com altos volumes, raios e ventos extremamente fortes, que chegam facilmente aos 100 km/h.

Além dos ventos, o mais fica muito agitado em toda a costa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com ondas superiores a 2,5 metros.

Salienta-se que os menores acumulados de chuva nesse dia estão previstos na fronteira oeste, Campanha e no extremo norte do Paraná.

Por conta do tempo permanecer fechado, as temperaturas permanecem baixas.

Sudeste

O tempo firme volta a predominar na maior parte de Minas Gerais, no Rio de Janeiro, no sul do Espírito Santo e em grande parte de São Paulo.

A exceção é o sul e o oeste paulistas, onde há previsão novamente de pancadas de chuva. Atenção aos ventos que chegam a 100 km/h nessas áreas. Nas demais áreas paulistas, ficam acima dos 60 km/h. Essas chuvas ocorrem no fim do dia, acompanhadas por descargas elétricas e essas rajadas de vento, mas o risco de rajadas é ao longo do dia.

No norte de Minas Gerais e no centro-norte do Espírito Santo, a chuva ocorre ao longo do dia, com acumulados mais elevados à tarde, no norte capixaba.

As temperaturas sobem um pouco com relação aos dias anteriores, porém a sensação de frio continua, em especial em São Paulo, sul e Zona da Mata mineira e em grande parte do Rio de Janeiro. Mas, de uma forma geral, as mínimas seguem baixas, entre 4 ºC e 19 ºC.

Por fim, o mar fica agitado na costa paulista e parte da costa fluminense.

Centro-Oeste

Um nova frente fria já se aproxima da região e o oeste e o sul de Mato Grosso do Sul devem registrar chuva em forma de pancadas, com chances para de trovoadas e rajadas de vento de até 100 km/h no decorrer do dia, em especial no sul do estado. Os acumulados não devem ser altos, mas as pancadas podem ser fortes, e com risco de vendavais.

As demais áreas estão sob a influência de uma massa de ar seco que deixa o tempo ensolarado.

As temperaturas caem mais se comparadas ao dia anterior no oeste e sul de Mato Grosso do Sul; nas demais áreas do estado ficam mais elevadas frente aos dias anteriores. Já em Mato Grosso e Goiás, esquenta mais à tarde, e nessas horas mais quentes do dia a umidade do ar volta a cair, e ficar em níveis críticos, abaixo de 30%.

Nordeste

A chuva fica cada vez mais pontual na região. A precipitação ocorre em forma de pancadas e no decorrer do dia, do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia e também do centro ao litoral do Maranhão.

Por outro lado, o tempo fica firme e ensolarado no Ceará e Piauí e do sul do Maranhão ao oeste da Bahia, passando pelo oeste de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Mais uma vez, destaca-se a umidade baixa no meio da tarde entre o extremo sul do Piauí e do Maranhão e o oeste da Bahia.

Norte

A chuva diminui no Acre e o tempo firme volta a prevalecer no sudeste do estado. Áreas do Tocantins, sul do Pará, Amazonas e Rondônia continuam com tempo firme devido à presença da massa de ar seco, aliás, nessas áreas a umidade do ar cai no meio da tarde, atingindo valores iguais ou abaixo dos 30%.

Nas demais áreas da região, o dia fica abafado com eventuais pancadas pontuais de chuva. Essas pancadas ocorrem mais à tarde, e são acompanhadas por raios e descargas elétricas.