Tempo

Previsão do tempo: fim de semana pode ter granizo e ventos de 60 km/h

Em algumas regiões, apesar de não ser abrangente, a chuva vem na forma de temporais. Não se descarta transtornos, como alagamentos

granizo
Veja a previsão do tempo para este sábado e domingo. Foto: Pixabay

Sábado, 5

Sul 

Novas áreas de instabilidade no tempo continuam a se alimentar de um corredor de umidade da Amazônia e a chuva ainda não dá trégua ao Paraná e Santa Catarina. Nestes estados a chuva ocorre a qualquer hora do dia. Consequentemente, as temperaturas não sobem tanto no período da tarde.

Somente o Rio Grande do Sul que tem mais áreas com tempo firme, por conta da presença de uma região de alta pressão atmosférica no Uruguai. Apenas algumas cidades do norte e nordeste do estado gaúcho é que ainda tem chuva, mas de forma mais isolada.

Há previsão ainda de rajadas de vento na casa dos 50 km/h no litoral do Rio Grande do Sul e do Paraná e mar agitado na costa da região.

Sudeste

Nada muda e segue a condição de muitas nuvens e chuvas espalhadas para todo o Sudeste. Uma frente fria fica semi-estacionária na altura do Espírito Santo e ajuda a organizar as nuvens carregadas em boa parte da região. Há previsão de muitas trovoadas, granizo e ventos moderados a fortes de São Paulo  ao sul e oeste mineiro.

Porém, o destaque fica por conta do Rio de Janeiro, Zona da Mata e sul do Espírito Santo, que pode receber os maiores acumulados de chuva e que também tem declínio das temperaturas por conta do tempo fechado. Além disso, no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro tem aumento da agitação marítima e ventos que sopram com até 50km/h.

Centro-Oeste

Será o dia com chuva mais forte por todos os estados do Centro-Oeste e também o Distrito Federal. Tem previsão de muitos raios e granizo pontual, mas a chuva não vem de forma abrangente e passageira. Não se descarta transtornos, como alagamentos.

A causa é a ação de uma área de baixa pressão atmosférica que se forma em Mato Grosso do Sul, e também a circulação de ventos em altitude. A sensação ainda é de abafamento, mesmo com as instabilidades.

Nordeste

A chuva fica mais pesada no oeste e no sul da Bahia, especialmente nas áreas mais próximas de Minas Gerais, por causa da aproximação de uma frente fria semi-estacionária no oceano. Além disso, ventos sopram com rajadas na casa dos 50 km/h nesta área. Chove em forma de pancadas mais isoladas e de baixo acumulado no Maranhão, sul e norte do Piauí, norte do Ceará e áreas costeiras. Por outro lado, tempo bastante firme do centro da Bahia ao sertão cearense.

Norte

Voltam as chuvas generalizadas  no Acre e Amazonas, mas o destaque passa a ser a chuva forte e com muitos raios na região do Tocantins, inclusive em Palmas. O calor e a umidade da Amazônia são combustível para os temporais típicos da estação. Além disso, no Amapá e a costa do Pará atua a Zona de Convergência Intertropical. Mesmo assim, tem previsão de abafamento.

Domingo, 6

Sul 

O oeste, centro e sul gaúcho ficam com tempo firme e apenas com variação de nuvens. Mas em outras áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a chuva ainda acontece e as rajadas de vento podem atingir valores de 50 e 60km/h. Destaque para o leste do Paraná, que pode ter chuva mais pesada e a qualquer hora do dia, inclusive em Curitiba.

Sudeste

A frente fria segue atuando no oceano na altura do Sudeste, e junto com um corredor de umidade da Amazônia mantém a chuva pesada para a região. Destaque para o litoral paulista, que pode receber a chuva mais volumosa e a qualquer hora do dia. Atenção, pois o solo encharcado da chuva dos últimos dias pode trazer transtornos.

Centro-Oeste

Nuvens muito carregadas vão tomar conta do Centro-Oeste do Brasil e tem previsão de temporais em todas as áreas, inclusive nas capitais. Mesmo assim, a sensação é de tempo abafado. Maiores acumulados de chuva são esperados para o sul de Goiás e nordeste de Mato Grosso do Sul.

Nordeste

As condições do tempo pouco mudam sobre o Nordeste, que segue com o interior seco e com poucas nuvens, e com áreas de chuva na costa, no oeste e sul da Bahia, Maranhão e o norte do Ceará. Pancadas de chuva devem ocorrer nas demais áreas, ainda com chance de temporais.

Norte

A chuva persiste pela região Norte. Chuva e temporais são esperados para todas as áreas da região. Apenas nas áreas do norte do Pará, Amapá e Roraima que se chover, será de forma isolada e com baixos acumulados.