Tempo

Previsão: tempo firme predomina em parte do país neste fim de semana

A frente fria segue em direção à Bahia estabilizando o clima no Sul e em parte do Sudeste do Brasil. Confira as perspectivas para todo o Brasil

céu de brigadeiro, tempo firme, previsão do tempo
Confira a previsão do tempo para todo o Brasil neste fim de semana. Foto: Pixabay

Sábado, 16

Sul

O tempo firme predomina novamente em toda a região, com o avanço da massa de ar seco. Pela manhã, o frio continua sendo destaque e há potencial de geada em pontos da serra gaúcha e da serra catarinense com temperaturas abaixo de 4 °C.

Outro destaque pela manhã é a formação de névoa úmida e/ou nevoeiro desde o centro gaúcho até a região metropolitana de Porto Alegre e também entre o noroeste gaúcho e o oeste e norte do Paraná.

Nas demais áreas da região, o dia já amanhece com pouca presença de nebulosidade e deve continuar assim ao longo do dia. Ventos em torno de 50km/h ainda podem ser registrados no sul e leste do Rio Grande do Sul.

Sudeste

O sábado será mais um dia com muita cobertura de nebulosidade e condição de chuva a qualquer momento na Baixada Santista, litoral norte paulista, Vale do Paraíba, Rio de Janeiro e na maior parte de Minas Gerais e Espírito Santo conforme a frente fria avança pela costa canalizando a umidade da Amazônia.

Vale ressaltar que além disso, a formação de uma área de baixa pressão atmosférica aumenta a intensidade da chuva no leste mineiro, norte fluminense e território capixaba, onde são esperados volumes expressivos, ventania e raios.

Em contrapartida, o tempo firme volta a predominar na maior parte do estado de São Paulo e pontos do Triângulo Mineiro, com o avanço de uma massa de ar seco capaz de inibir a formação de instabilidades.

Apesar do retorno do tempo firme, vale ressaltar que na região metropolitana de São Paulo e nas cidades mais próximas, o céu ainda ficará bastante nublado ao longo do dia. A nebulosidade é menor do centro até o oeste do estado.

Centro-Oeste

O tempo firme deve predominar em todo o estado de Mato Grosso do Sul, na metade sul de Mato Grosso e no sul de Goiás com o avanço da massa de ar seco.

Por outro lado, ainda chove no centro e norte mato-grossense, no centro e norte de Goiás e no Distrito Federal.

Vale ressaltar que de Goiânia à Brasília, o final de semana vai começar com céu mais nublado e com condição de chuva a qualquer momento, mesmo que sem grandes acumulados.

Nordeste

No sábado, ainda chove sobre a maior parte da região, mesmo que sejam pancadas rápidas, intercaladas com períodos de melhoria. Os maiores acumulados podem ser registrados do Maranhão ao Ceará. Aliás, do norte maranhense ao norte piauiense, há possibilidade para trovoadas.

Com a aproximação de uma frente fria, a chuva pode ganhar força no sul da Bahia, já são esperados acumulados significativos.

No centro e oeste baiano, o tempo firme segue predominando.

Norte

A expectativa é de chuva ainda sob efeito das instabilidades tropicais, além da combinação entre calor e umidade. Os maiores acumulados devem ser registrados no norte do Amazonas, no centro e norte do Pará e no extremo norte do Tocantins.

Domingo, 17

Sul

No domingo, o tempo firme ainda predomina, com condição de céu claro, pouca presença de nebulosidade na maior parte da região.

Pela manhã potencial para névoa úmida e/ou nevoeiro desde o noroeste gaúcho até o oeste e norte do Paraná.

O potencial de geada diminui com a gradativa elevação da temperatura, mas temperaturas em torno de 4 °C ainda podem ser registradas em pontos da serra gaúcha e da serra catarinense.

Sudeste

A massa de ar seco segue avançando e a chuva perde espaço no domingo. O tempo firme deve predominar em todo o estado de São Paulo, no sul de Minas e no Triângulo Mineiro.

Ainda chove nas demais áreas do Sudeste, mas o maior destaque fica por conta do céu nublado e da condição de chuva a qualquer momento entre o nordeste mineiro e o norte capixaba. Apesar do tempo fechado, já não são esperados grandes volumes, pois a frente fria avança em direção à Bahia.

Centro-Oeste

A massa de ar seco segue avançando e o tempo firme deve predominar na maior parte da região, condição de sol entre poucas nuvens.

Condições para pancadas de chuva na faixa norte de Mato Grosso, no norte de Goiás e no Distrito Federal. Serão pancadas rápidas, intercaladas com períodos de sol.

Nordeste

Mais chuva, especialmente no sul baiano. Condição de céu nublado, chuva volumosa, não se descartando o risco de transtornos sob efeito da frente fria na costa. Tem previsão de grandes volumes também na faixa norte do Maranhão ao oeste da Paraíba.

O tempo firme predomina no norte da Bahia, no extremo oeste de Pernambuco e no sudeste do Piauí.

Norte

A chuva ainda avança pela maior parte da região, segundo a previsão do tempo. Os maiores acumulados persistem no norte do Amazonas, centro e norte do Pará e no extremo norte do Tocantins.

Enquanto isso, a novidade é o retorno do tempo firme na maior parte do estado de Rondônia e em todo o estado do Acre.