Tempo

Previsão do tempo alerta para temporais com granizo nos próximos dias

Segundo a Somar Meteorologia, o aviso é válido principalmente para áreas do Paraná, São Paulo, Centro-Oeste e Norte

A primavera traz o retorno das chuvas à boa parte do Brasil, porém, segundo o meteorologista da Somar Celso Oliveira, elas vêm primeiro na forma de temporais, pois está muito quente e a umidade no ar neste fim de semana não é suficiente para grandes acumulados. “Produtores, principalmente do Paraná, São Paulo, Centro-Oeste e Norte devem ficar a ventos fortes, ocorrência de granizo e trovoadas”, diz.

Nos próximos dias, os acumulados mais relevantes – de até 30 milímetros – devem ser registrados entre o sul de Minas Gerais e a Mogiana, em São Paulo. “No restante do país, não é uma chuva suficiente para o início da instalação das lavouras”, pontua.

A previsão é de ventos de 80 km/h no Pantanal e em Mato Grosso do Sul e de 60 km/h em São Paulo, com ocorrência de granizo.

Além da chuva, uma massa polar deve avançar pelo país, derrubando as temperaturas no próximo domingo. “Alerta para os produtores de tabaco do sul do Rio Grande do Sul, teremos temperaturas de apenas 1 ºC em Canguçu”, diz.

Enquanto isso, no Hemisfério Norte…

O furacão Sally se tornou uma depressão tropical e, após avançar pelo sul dos Estados Unidos, está no leste do país. Ele ainda deve avançar pela região até sair para o oceano, provocando chuva de até 100 milímetros em alguns pontos.

Porém, no Meio-Oeste, não há chuva relevantes pelo menos nos próximos 15 dias, segundo Celso Oliveira. “Fatalmente, o boletim do USDA [Departamento de Agricultura dos Estados Unidos] deve mostrar ainda nova piora na qualidade das lavouras”, diz.