Tempo

Quarta-feira terá temporais e calor de até 40 ºC; veja a previsão do tempo

De acordo com a meteorologia, setembro acaba com o clima bastante dividido no Brasil

chuva clima previsão do tempo
Veja a previsão do tempo para esta quarta-feira. Foto: Pexels

Sul

Um novo ciclone extratropical associado à uma frente fria intensifica os temporais na região, sobretudo no território gaúcho. O dia começa com chuva em grande parte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, na forma de fortes temporais, acompanhados por intensas trovoadas e eventual queda de granizo.

Atenção também à forte ventania observada nos três estados, com rajadas de vento que podem ultrapassar 70 km/h em alguns pontos.

Mesmo com chuva, as temperaturas entram em rápida elevação em toda a região, especialmente no Paraná, onde não se descarta a chance para recordes anuais de calor.

Sudeste

O tempo quente e seco segue predominando sobre praticamente toda a região, novamente sob influência de uma massa de ar mais seco. Sem chuva, a atenção se volta aos níveis de umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia, assim como ao aumento no número de focos de queimada, que se espalham pela região devido a essa condição.

Previsão de temperaturas bastante elevadas, com máximas que ultrapassam facilmente os 35 °C em diversos pontos, podendo chegar a 40 °C no norte paulista.

No litoral paulista, Médio Paraíba, Costa Verde e sul de Minas Gerais, chance para chuva rápida e passageira. Rajadas de vento que variam de moderada à forte intensidade poderão ser observadas no estado de São Paulo.

Centro-Oeste

A chuva persiste no oeste de Mato Grosso, na forma de pancadas isoladas, sem grandes acumulados. O tempo seco predomina em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, com temperaturas bastante elevadas e níveis de umidade relativa do ar que podem atingir níveis críticos.

Nordeste

A expectativa é de chuva fraca entre a noite e a madrugada, desde João Pessoa (PB) até o Recôncavo Baiano (BA). O leste do Maranhão também deve registrar pancadas rápidas, isoladas e passageiras.

Grande parte da região segue sob influência da forte massa de ar quente e muito seco.

Norte

A combinação entre calor e umidade mantém a condição para pancadas de chuva com trovoadas no Acre, Amazonas, oeste do Pará e Rondônia, onde não se descarta a chance para temporais. Em Roraima, Amapá e demais áreas paraenses, a chuva ocorre com menor intensidade, de forma mais rápida e passageira.

O Tocantins segue com tempo firme e quente, sem expectativa para o retorno da chuva por enquanto.