Tempo

Rio Grande do Sul terá temperatura na casa dos 41°C no fim de semana

Desde 1931, a maior temperatura máxima diária foi registrada em 27 de janeiro de 1986 com 42,2°C

As máximas previstas para o Rio Grande do Sul se aproximam do recorde histórico neste último fim de semana do verão. Os termômetros podem chegar a 41ºC em diversas cidades como uruguaiana e Tupanciretã. O Rio Grande do Sul vive uma semana com calor extremo. O desvio previsto no oeste do Estado varia entre 6°C e 7°C. Uma busca foi feita na estação de Uruguaiana e, desde 1931, a maior temperatura máxima diária foi registrada em 27 de janeiro de 1986 com 42,2°C. 

Normalmente, as maiores temperaturas deste município são registradas entre dezembro e janeiro. A previsão para esta semana de 41°C, não bate o recorde, mas o calor será significativo e pode agravar a situação das lavouras por conta do tempo seco. Além do oeste do Rio Grande do Sul, o calor extremo também será registrado no norte do Uruguai, região de Salto, e Argentina, nas províncias de Corrientes, Santa Fé e Entre Rios. 

Toda a região Sul terá um fim de semana com calor acima do normal, mas os desvios serão mais modestos. Entre 16 e 22 de março, o calor acima do normal continua, mas não será tão intenso. O calor dará lugar a temperatura abaixo da média somente após 23 de março, mas mesmo assim somente em Santa Catarina e Paraná.