Tempo

Será que vai chover no fim de semana? Saiba na previsão

Confira o resumo da Climatempo para sábado (28) e domingo (29) para as cinco regiões do Brasil

Veja, abaixo, o resumo da previsão do tempo para o fim de semana. As informações são da Climatempo.

SUL

  • Sábado

O tempo firme predomina, com sol e pouca nebulosidade, do norte catarinense ao Paraná. Nas demais áreas de Santa Catarina, há previsão de chuva, de forma leve e passageira. No Rio Grande do Sul, a chuva cai leve e isolada na região de Tramandaí.

  • Domingo

O risco para temporais aumenta no centro-norte do Rio Grande do Sul, litoral sul e centro-oeste de Santa Catarina, assim como no oeste e faixa leste do Paraná. Isso por causa de um cavado meteorológico no estado paranaense e de uma área de baixa pressão no RS.

SUDESTE

  • Sábado

As pancadas de chuva voltam a se espalhar por São Paulo. A chuva pode cair forte no centro-norte do estado, onde não se descarta o risco para temporais com ventania e transtornos, assim como no sul e na faixa oeste de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Em Belo Horizonte, a chuva pode cair a qualquer hora, intercalada por períodos de aberturas de sol. Já no Espírito Santo, as pancadas devem ser mais isoladas.

  • Domingo

Um cavado meteorológico entre o Paraná e São Paulo favorece a formação de nuvens carregadas e a chuva pode cair a qualquer hora do dia na metade norte paulista, incluindo a Região Metropolitana de São Paulo, com risco para tempestades. As pancadas podem ser fortes e volumosas. Já na Grande Vitória, a chuva cai de forma leve e passageira. Há potencial para tempestades também no oeste, sul e norte de Minas Gerais e no centro-sul do Rio de Janeiro.

CENTRO-OESTE

  • Sábado

Predomínio de tempo firma, com sol no sul de Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas da região, muitas nuvens carregadas se formam e, com isso, há condições para pancadas de chuva, podendo cair a qualquer hora com risco para temporais no metade oeste de Mato Grosso. A chuva pode cair forte também no sul de Goiás e norte sul-mato-grossense.

chuva - fernando frazão - agência brasil
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
  • Domingo

As pancadas de espalham por todas as áreas da região, podendo ocorrer de forma mais frequente de Cuiabá ao oeste de Mato Grosso, na região de Campo Grande e no oeste do Mato Grosso do Sul, assim como no norte de Goiás. Nas áreas de divisa do estado goiano com Minas Gerais, as pancadas podem ser de até forte intensidade.

NORDESTE

  • Sábado

As tempestades estão previstas para o sul do Maranhão e do Piauí, centro-oeste da Bahia e de Salvador ao litoral sul baiano. Em São Luís, Fortaleza, Maceió, Recife, João Pessoa e Natal, a chuva pode cair em vários momentos do dia, com períodos de aberturas de sol.

  • Domingo

O tempo firme ganha força na costa leste nordestina, com sol e chuva passageira na maior parte da Bahia, em Sergipe e Alagoas. Sol o dia todo, em quase todas as áreas pernambucanas, inclusive no Recife. Chuva leve e rápida em João Pessoa e Natal. A chuva pode cair forte no sul do Maranhão, norte do Piauí e no sul e norte do Ceará.

NORTE

  • Sábado

O risco para temporais se espalha, com potencial no sul do Tocantins, no centro-oeste do Pará, leste do Amapá, sudeste e sul do Amazonas e no oeste e norte de Rondônia. Por outro lado, predomínio de tempo firme com sol ao longo do dia na metade oeste do Acre e em Roraima.

  • Domingo

O tempo continua estável em Roraima. Nas demais áreas da região, há previsão para pancadas de chuva, que podem cair com até forte intensidade em vários períodos no centro-sul, leste e noroeste do Amazonas. No Pará, as pancadas estão previstas para ocorrer especialmente a partir da tarde.

_____________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.