Tem massa de ar frio chegando: agosto será mais frio que julho. Entenda

Tempo

Tem massa de ar frio chegando: agosto será mais frio que julho. Entenda

No momento, porém, alguns estados brasileiros sofrem com a baixa umidade relativa do ar

Alguns estados do Brasil têm sofrido com a baixa umidade relativa do ar. São os casos, por exemplo, de Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e São Paulo, que, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram níveis de 12 a 20%, ficando em alerta. Capital de Rondônia, Porto Velho, apresentou na quarta-feira (20), nível ainda mais baixo, 11%, o que já é considerado estado de emergência. A secura do ar que tem tomado parte do país não deverá prosseguir no decorrer do próximo mês. De acordo com a previsão da Climatempo, agosto será mais frio do que julho.

“Com relação às temperaturas, teremos para o fim do mês [de julho], de 27 a 31, o frio avançando um pouco mais para a região central do Brasil. Inclusive, nos primeiros cinco dias de agosto esse frio permanecerá”, afirmou Willians Bini, diretor de agronegócio da Climatempo, ao participar da edição desta quinta-feira (21) do telejornal ‘Mercado & Companhia’. “Ou seja: tem massa de ar frio chegando por aí”, avisou o especialista, antes de endossar, mais uma vez: no Brasil, em geral, agosto será mais frio do que julho.

Bini apontou que tal mudança climática é comum de ocorrer, mesmo diante de um inverno impactado pelo fenômeno La Niña — que é exatamente o que tem ocorrido há cerca de dois anos no Brasil. “Se eu tivesse um forte evento agora, no fim de julho, eu já teria uma estatística diferente”, disse, ao se referir ao fato de o atual mês enfrentar o que é chamado de “anomalia de temperatura”, com as mínimas e as máximas acima da média em boa parte do país.

Onda do frio em agosto

Com a previsão de agosto ser mais frio do que julho, Willians Bini apresentou duas cidades do Sul como exemplos. No primeiro caso, tendo os dois meses como recorte, ele mostrou que a máxima em Santa Maria (RS) para o período é esperada para 26 de julho: 28º C. A mínima no município gaúcho será, conforme o monitoramento climático, registrada em 9 de agosto. E será abaixo de zero. Para a data, a previsão é de que os termômetros locais cheguem a -1º C.

frio - santa maria - agosto
Foto: Reprodução/Canal Rural

Em Londrina (PR), o efeito será similar — mas sem temperatura negativa. Na cidade paranaense, o frio será mais intenso no decorrer de agosto (no comparativo com julho). A mínima do período é prevista para ser de 5º C, no dia 11 do próximo mês. No mês atual, a expectativa é a de que londrinenses tenham de encarar a máxima de 32º C na próxima quinta-feira (28). “Olhando o mês de agosto como um todo, teremos um cenário muito diferente do que ocorre em julho. Na média, agosto será, sim, mais frio”, reforçou Bini.

Foto: Reprodução/Canal Rural

Leia também:

+ Mais de R$ 4 milhões são repassados para cidades afetadas por desastres naturais
+ 9 em cada 10 incêndios florestais são provocados por humanos, alerta Corpo de Bombeiros
+ Guia orienta sobre como obter recursos para unidades de conservação

Sair da versão mobile