Tempo

Tempo seco volta a atingir o Sul, Sudeste e Centro-Oeste nesta quinta

No entanto, dia começa com chuvas em partes do Norte e Nordeste, segundo a Somar Meteorologia

tempo seco, previsão do tempo, sol, veranico, calor
Foto: Pixabay

A quinta-feira, 30, começa com uma massa de ar seco atuando sobre toda região Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, inibindo a formação de nuvens carregadas de chuva. A Somar Meteorologia informa que grande parte dessas áreas registram céu claro, sem presença de nuvens. 

“Variação de nebulosidade é identificada apenas no norte gaúcho, Santa Catarina, Paraná, metade sul de São Paulo, metade norte do Mato Grosso do Sul e metade leste do Mato Grosso, mas sem registro de chuva. As temperaturas estão amenas neste início de madrugada nestas três regiões do país”, disse a empresa.

O tempo firme também predomina em grande parte da Bahia, com exceção da região metropolitana de Salvador, onde pancadas de chuva de intensidade fraca a moderada ocorrem devido às Ondas de Leste. Esse sistema também é responsável por pancadas de chuvas isoladas de intensidade moderada identificadas desde o litoral do Sergipe, de Alagoas, de Pernambuco, litoral sul da Paraíba e do litoral do Rio Grande do Norte até o Ceará.

Nas demais áreas do Nordeste, a variação de nebulosidade predomina, principalmente no norte do Maranhão e Piauí, mas sem registro de chuva. 

Já no Norte do país, áreas de instabilidade espalham pancadas de chuva com trovoadas desde a área que se estende do sul do Acre, grande parte do Amazonas, extremo norte de Rondônia, sul de Roraima, noroeste e nordeste do Pará, devido às instabilidades tropicais e à influência da Zona de Convergência Intertropical.