Tempo

Temporais e quedas de granizo; veja previsão do tempo

Segundo boletim da Climatempo, há chance de chuva com queda de granizo em três regiões brasileiras

A semana vai começar com temporais e possibilidade de quedas de granizo em pontos de ao menos três regiões geográficas do país. É o que indica o boletim de previsão do tempo divulgado pela Climatempo.

+ Regiões produtoras registram grandes volumes de chuvas na 1ª quinzena de setembro

As tempestades, por exemplo, são aguardas para ocorrer nesta segunda-feira (26) em localidades como o norte do Paraná e áreas do Sudeste e do Centro-Oeste.

De acordo com as condições climáticas, com exceção à localidade paranaense, as chuvas com possibilidade de quedas de granizo devem ser registradas nessas mesmas faixas do país, além do Acre e do Amazonas.

Previsão com temporais e quedas de granizo

Granizo chuva
Foto: Pixabay

Confira, a seguir, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo e válidas para esta segunda-feira (26).

  • Sul

O tempo permanece nublado em grande parte do Rio Grande do Sul, com chuva a qualquer hora do dia. No Paraná, há formação de nuvens de temporais no norte e a chuva pode vir volumosa e com picos de intensidade em vários momentos.

Na Região Metropolitana de Curitiba a chuva é mais fraca, mas ocorre durante todo o dia. Em Santa Catarina há bastante nuvens no céu e pancadas de chuvas a qualquer hora. As temperaturas são baixas pela manhã e ficam amenas durante a tarde.

  • Sudeste

Um corredor de umidade que vem da região Norte e um cavado meteorológico são responsáveis pela formação de nuvens carregadas em São Paulo, no Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais e no estado do Rio de Janeiro.

A chuva vem de moderada a forte intensidade, com presença de descargas elétricas e temporais. Além disso, as possibilidades de queda de granizo não são descartadas. Os acumulados serão elevados.

chuva
Foto: Pixabay

No Espírito Santo, a chuva ocorre durante todo o dia, mas não é forte. Ventanias atingem o litoral fluminense com velocidade acima de 50 quilômetros por hora.

  • Centro-Oeste

A segunda-feira será marcada por temporais, altos acumulados de chuva e queda de granizo. Chove em toda a região e os volumes de chuva são expressivos, principalmente em Campo Grande (MS), Dourados (MS), Cuiabá (MT) e em Goiânia (GO). As temperaturas permanecem elevadas durante todo o dia.

  • Nordeste

A chuva se concentra nos extremos da região, mas não tem acumulados expressivos e, assim, as pancadas de chuva ocorrem isoladamente. O interior nordestino tem tempo seco e temperaturas altas. Dessa forma, os índices de umidade relativa do ar (UR) ficam abaixo de 25% nas horas mais quentes do dia.

  • Norte

Chove em toda a região neste início de semana. A chuva é volumosa no Amazonas e no Acre, vindo acompanhada de trovoadas e queda de granizo.

Informações sobre previsão do tempo, agricultura e pecuária. Siga o Canal Rural no Google News.