Tempo

Temporais e rajadas de vento: 7 alertas para hoje

A semana começa com instabilidades em diversos pontos do país

As instabilidades irão tomar conta do país durante mais um dia, segundo divulga a Climatempo. De acordo com a previsão do tempo, a segunda-feira (30) será marcada por alertas meteorológicos. Nesse sentido, chuva, temporais e rajadas de vento devem ocorrer.

+ Entenda o que é a Zona de Convergência do Atlântico Sul

Conforme indicação de Fabiene Casamento, meteorologista da Climatempo, a segunda terá ao menos sete alertas meteorológicos espalhados pelo país. Temporais, por exemplo, estão previstos para áreas tanto do Norte quanto do Sul, por exemplo.

7 alertas meteorológicos

chuva acima da média
Foto: Freepik

Confira, abaixo, os alertas meteorológicos para esta segunda-feira (30):

  • 1 — Chuva forte

Atenção para chuva moderada a forte no sudoeste do Amazonas, no Acre e no norte do Pará.

  • 2 — Temporais no Norte e no Nordeste

Alerta de temporais em quatro estados da região Norte: centro-sul e leste do Amazonas, Rondônia, norte, centro-oeste e sudoeste do Pará e sul e leste do Amapá. Temporais também previstos para o Maranhão e o Piauí, no Nordeste.

  • 3 — Baixa umidade relativa do ar

Umidade relativa do ar abaixo de 30% (estado de atenção) no interior da Paraíba, em Pernambuco, em Alagoas e no nordeste da Bahia.

  • 4 — Temporais no Sudeste, Centro-Oeste e Sul

Alerta de temporais em São Paulo, sul e oeste do Rio de Janeiro, centro-sul e Triângulo de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e em Mato Grosso do Sul. Temporais no Paraná, em Santa Catarina e no nordeste e norte do Rio Grande do Sul.

  • 5 — Chuva com raios

Atenção para chuva moderada a forte com raios e ventos em Porto Alegre (RS), Palmas (TO), Teresina (PI) e Fortaleza (CE).

  • 6 — Rajadas de vento

Rajadas de vento variando de 40 a 50 quilômetros por hora no litoral norte do estado do Rio de Janeiro.

  • 7 — Temporais com rajadas de vento

Durante os temporais, as rajadas de vento por todo país podem variar de 60 a 80 quilômetros por hora, podendo superar esse valor em alguns municípios.

_____________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.