Tempo

Temporais no Sul e chuva forte no Nordeste. Veja a previsão do tempo para domingo

No Sudeste, as pancadas podem ser volumosas

No domingo (29), o risco para temporais aumenta no centro-norte do Rio Grande do Sul, litoral sul e centro-oeste de Santa Catarina, assim como no oeste e na faixa leste do Paraná. Isso vai ocorrer, segundo a previsão do tempo, por causa de um cavado meteorológico e área de baixa pressão.

+ Deral aponta perda de produtividade em áreas de milho no Paraná

Há condições para pancadas de chuva em todas as áreas da região Sul. Além disso, um cavado meteorológico entre o Paraná e São Paulo favorece a formação de nuvens carregadas e a chuva pode cair a qualquer hora do dia na metade norte paulista, incluindo a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), onde há risco para tempestades.

A partir da tarde na capital paulista, as pancadas podem ser fortes e volumosas. Na Grande Vitória, a chuva cai de forma leve e passageira. Há potencial para tempestades também no oeste, sul e norte de Minas Gerais e no centro-sul do Rio de Janeiro.

Mais pancadas de chuva

chuva - fernando frazão - agência brasil
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

As pancadas de espalham por todas as áreas do Centro-Oeste, podendo ocorrer de forma mais frequente de Cuiabá ao oeste de Mato Grosso, na região de Campo Grande e no oeste de Mato Grosso do Sul e no norte de Goiás. Na divisa goiana com Minas Gerais, as pancadas podem ser de até forte intensidade.

No Nordeste, o tempo firme ganha força na costa leste, com sol e chuva passageira na maior parte da Bahia, em Sergipe e Alagoas. Sol o dia todo, em quase todas as áreas pernambucanas, inclusive no Recife. Chuva leve e rápida em João Pessoa e Natal.

A chuva pode cair forte no sul do Maranhão, norte do Piauí e no sul e norte do Ceará. O tempo continua estável em Roraima. Nas demais áreas da região Norte do Brasil, há previsão para pancadas de chuva, que podem cair com até forte intensidade em vários períodos do domingo no centro-sul, leste e noroeste do Amazonas. No Pará, as pancadas estão previstas para ocorrer, especialmente a partir da tarde, inclusive em Belém.

_____________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.