Tempo

Vazio sanitário chega ao fim em vários estados mas falta chuva para plantar

De acordo com meteorologista da Somar, as precipitações não vão se regularizar em setembro e produtor deve evitar semear no pó

Nesta terça-feira, 15, acaba o vazio sanitário em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e metade sul do Pará. No entanto, segundo os meteorologistas da Somar, o sinal é amarelo ou vermelho para a realização imediata do plantio, com exceção de Santa Catarina. “Olhando-se previsões otimistas e pessimistas, quem sairá na frente para instalação será Santa Catarina com chuva frequente entre 23 e 25 de setembro, com acumulados que variam dos 15 a 30 milímetros”, diz Celso Oliveira, meteorologista da Somar. Segundo ele, no Paraná, o período é de cautela com sinal amarelo em algumas localidades.

Apesar da previsão de pancadas de chuva de 15 mm a 30 mm entre 22 e 25 de setembro, as previsões mais pessimistas indicam enfraquecimento da precipitação nos últimos dias de setembro. “Não é recomendado o plantio no pó. E caso a chuva seja forte, a instalação deverá ser feita apenas com umidade suficiente para a germinação”, explica.

Nos próximos dias, há previsão de pancadas de chuva no Sudeste e Centro-Oeste, mas com acumulados mais baixos do que no Paraná, algo que deixa esses estados sob sinal vermelho ou amarelo para o plantio por enquanto. Não há expectativa de regularização da chuva nessas áreas em setembro.

“Teremos a volta da chuva isolada para o Triângulo Mineiro, sudoeste de Goiás, Mato Grosso e Rondônia entre 21 e 24 de setembro, mas com volumes muito baixos e incapazes de reverter o déficit hídrico acumulado nos últimos meses de estiagem”, diz.

Outubro será muito melhor em relação à quantidade de chuva, principalmente na segunda quinzena do mês, inclusive, com superação da média histórica em algumas áreas produtoras de Rondônia, por exemplo. “Talvez isto também aconteça em áreas limítrofes como a região de Parecis em Mato Grosso, Acre, sul do Amazonas e sudoeste do Pará”, afirma.

Uma novidade é a volta da chuva mais forte para o café, com previsão de 15 a 30 milímetros no sul de Minas Gerais a partir do próximo fim de semana.