Tempo

Zcas perde força e redução da chuva deve permitir retomada dos trabalhos em campo

Algumas localidades em Mato Grosso e Goiás devem ser favorecidas pela condição do clima; chuva retorna ao Sul 

frente fria na altura do Sudeste além de uma área de baixa pressão, que reforça os temporais. Além disso, a formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (Zcas), também contribui para o clima mais úmido.

A combinação desses sistemas meteorológicos dão origem a um corredor de umidade que mantém a chuva forte sobre áreas do Sudeste nos próximos dias. 

A sexta-feira (18), será marcada por chuvas que atingem áreas desde a costa do Sudeste até a região Norte. A previsão do tempo destaca para o índice de tempestades, que vem com potencial para queda de granizo em algumas localidades.

A tendência é de melhora no tempo a partir do dia 24 de fevereiro. A Zcas deve perder sua configuração e as chuvas ficam mais espaçadas em grande parte do país. Essa condição climática vai permitir a retomada dos trabalhos em campo em localidades de Goiás e Mato Grosso.

A chuva melhora também no Sul, onde os volumes devem ser mais significativos, e podem chegar a 50 mm no noroeste gaúcho e na metade sul do Paraná.