Diversos

Temporais devem atingir os três estados do Sul nesta quinta-feira

De acordo com a previsão do tempo, as chuvas ainda seguem no Sudeste e partes do Nordeste e em algumas regiões em Mato Grosso

Previsão do tempo para quinta, 25

Sul

A previsão do tempo destaca a formação de uma nova frente fria entre o norte da Argentina, Uruguai e o Rio Grande do Sul, que ajudará nos temporais pela região Sul e nos acumulados muito elevados com potencial para transtornos na Fronteira Oeste, Campanha e Sul do Rio Grande do Sul. Nestas áreas também há riscos para fortes temporais.

Nas demais áreas do estado gaúcho, assim como nas demais áreas do Sul do país, a chuva ocorre de maneira muito isolada, mas também com potencial para temporais, especialmente no oeste de Santa Catarina e do Paraná. No leste catarinense a chuva diminui bastante em relação aos últimos dois dias, mas ainda são esperados acumulados significativos. Por outro lado, o tempo firme segue predominando no extremo norte paranaense.

Sudeste

A chuva acontece em mais áreas do estado de São Paulo e em áreas do Triângulo Mineiro e do sul de Minas Gerais. Mesmo assim, ainda será isolada. Apenas em pontos da região de Registro e do litoral de São Paulo é que chove ao longo do dia, desde manhã, já das regiões da Baixada Santista até Ribeirão Preto, a precipitação vem a partir da tarde, depois de um meio de tarde ainda de calor.

A previsão do tempo indica para possibilidade de queda de granizo entre as regiões de Itapeva e Sorocaba, é pequena, mas não deve ser descartada. Por outro lado, as demais áreas da Região Sudeste, como entre Presidente Prudente e Jales e no Vale do Paraíba, todos no estado paulista, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, e na maior parte do estado de Minas Gerais, o tempo é firme e seco, ainda por conta da atuação de uma área de alta pressão atmosférica.

Centro-Oeste

A chuva segue apenas pelo Mato Grosso, com acumulados ainda bem elevados no norte e noroeste do estado e até mesmo risco para transtornos. Tudo ainda por conta da presença do Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da Atmosfera (VCAN). Nas demais localidades, o tempo será firme. O calor aumenta nessas áreas, em especial no centro-oeste do Mato Grosso do Sul, como em todo o Pantanal, e a umidade do ar também cai no meio da tarde.

Nordeste

A quinta-feira ainda será com chuva volumosa e pesada concentrada no Maranhão e o Ceará, além de acontecer em pontos isolados do Rio Grande do Norte e do leste de Pernambuco e da Paraíba. Já no sul do Piauí e na maior parte do território da Bahia, o tempo será estável, com céu aberto, calorão e baixa umidade do ar no meio da tarde.

Norte

A previsão do tempo mostra que a chuva perde força no Amazonas e Roraima, mas ainda vem acompanhada de trovoadas, especialmente na parte da tarde. Por outro lado, as precipitações seguem fortes e volumosas no nordeste do Pará, por conta da atuação da Zona de Convergência Intertropical. Para o Acre também são esperados acumulados expressivos nesta quinta. Apenas na metade sul do estado do Tocantins é que o tempo firme predomina e faz bastante calor.