Diversos

Tereza Cristina comemora visita e diz que Portugal é ‘importante aliado’

A ministra da Agricultura fez um balanço após reuniões com representantes portugueses e comemorou avanço em negociações 

A ministra Tereza Cristina, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento está encerrando a sua passagem por Portugal com motivos para comemorar, segundo ela. Em vídeo publicado no Twitter, a brasileira disse que foi muito bem recebida pela ministra da Agricultura portuguesa, Maria do Céu, e que “foram colocados vários assuntos pendentes aos países, como a retomada dos produtos lácteos dos Açoutes”.

Além dessa negociação bilateral, Tereza Cristina disse que os dois países falaram sobre a agricultura familiar e a presidência do Conselho da União Europeia, que será de Portugal a partir de janeiro. “Isso é muito importante, porque será uma voz de um país que, desde o primeiro momento, apoiou o acordo entre Mercosul e União Europeia”

“Tivemos a participação do secretário de interiorização, Eurico Brilhante”, continuou Tereza Cristina. “Um jovem que conhece o Brasil e nos convidou para participar com uma reunião com representantes do comércio exterior e alguns empresários, que participaram de maneira virtual. Foi uma reunião proveitosa e tive a oportunidade de responder algumas perguntas que fazem aqui na Europa sobre agricultura brasileira e meio ambiente, em um debate claro, transparente, mostrando as boas coisas que o Brasil tem e também algumas desinformações”, completou.

Nesta terça, 13, a ministra visitou o porto de  estivemos visitando o porto de Sines, considerado por ela um terminal organizado e que tem grande potencial para receber ainda mais produtos vindos do Brasil. “Hoje [quarta], encerramos a nossa visita fazendo algumas entrevistas com jornais portugueses e falando um pouco da agricultura brasileira. Foi uma visita proveitosa e levo a impressão de que Portugal será um grande aliado do Brasil nessas discussões sobre o acordo da União Europeia com o Mercosul”.