Diversos

Vacinas já estão em avião rumo ao interior do Rio Grande do Sul

Pelo planejamento da Secretaria de Saúde, todos os municípios devem receber sua parcela de doses nesta terça-feira e iniciar a imunização na quarta-feira

A vacinação contra o novo coronavírus começou no Rio Grande do Sul. O estado recebeu 341 mil doses da vacina Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, nesta segunda-feira, 18. Em cerimônia do governo, foram vacinados cinco gaúchos, que representam os grupos prioritários desta primeira fase: profissionais da Saúde, indígenas e idosos a partir de 60 anos que moram em instituições, como asilos.

vacinas sendo aplicadas em grupos prioritários
Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

“É apenas o primeiro passo de uma grande jornada, mas toda grande caminhada começa com um primeiro passo”, afirma o governador Eduardo Leite. Ele garantiu que o governo gaúcho trabalhará para que o Brasil avance na produção de doses das vacinas aprovadas pela Anvisa, o que também inclui o imunizante desenvolvido pela Fiocruz em parceria com a Astrazeneca/Universidade de Oxford.

Na manhã desta terça-feira, 19, foi dado o segundo passo: parte do lote da vacina foi embarcado em um avião e em caminhões com destino ao interior do Rio Grande do Sul, para que o imunizante seja distribuído rapidamente entre os municípios. Estão sendo encaminhadas 170,8 mil doses. A outra parte será enviada depois, no meio da segunda dose, que deve ser aplicada entre duas e quatro semanas após a primeira dose.

Eduardo Leite afirma que toda a logística e infraestrutura foi garantida para que a vacinação ocorra sem problemas.

Avião é carregado com vacinas
Foto: Mauro Nascimento/Palácio Piratini

“Temos transporte aéreo para chegar nas coordenadorias mais distantes e terrestre para as mais próximas. Planejamos que todas as vacinas estejam nas sedes das coordenadorias nesta terça, para que elas façam a repartição para os municípios. Cada município busca a sua dose. Pelo planejamento, dia 20, quarta-feira, todos os municípios estarão vacinando”, afirma a secretária de Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergamann.

“Todos os municípios do estadão vão estar contemplados com a vacina”, complementa a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Cláudia Regina Daniel.