Veja como perder menos grãos na hora da colheita da soja

Município no Paraná treina seus agricultores para perder menos de uma saca por hectare; saiba os cuidados que você precisa ter nesta etapa da safra

Você sabe o quanto se perde na hora da colheita da soja? Segundo cálculos da Embrapa Soja, perdas que ultrapassem uma saca por hectare já significa prejuízo. Ouvimos técnicos, para explicar como colher sem perder muitos grãos.

No Sul do país, a chuva ajudou – até demais em algumas regiões -, mas faltam alguns dias para a colheita. Para a esperada hora de colher os grãos, o preparo para não ter perdas começa muito antes de a colheitadeira entrar na lavoura. A manutenção do equipamento é fundamental. Buscando incentivar os sojicultores, o município paranaense de Cambé realiza um concurso para quem perde menos na hora da colheita.

– Nós começamos na safra 1991/1992. Nesta época, as perdas chegavam a 2,4 sacas por hectare. Depois de 23 anos de trabalho e 22 anos de curso, essa perda baixou para menos de meia saca. Hoje, a média é de 21 kg de perda, resultado da safra 2014/2015, mas há 18 anos a média ficava abaixo de meio quilo por hectare – explica o agrônomo da Emater-PR Alcides Bodnar.

O agricultor Onivaldo Dante foi um dos que conseguiram reduzir os prejuízos na hora da colheita da soja. Ele seguiu conselhos básicos para melhorar o rendimento: cuida da manutenção e regulagem das colhedoras; treina seus operadores de colheitadeira; controla as ervas daninha, principalmente a buva e o capim amargoso; e segue a velocidade recomendada para a colheita: no máximo a 7 km/h.

– É uma grande burrice perder todo o manejo por uma falta de capricho, de cuidado – lembra Dante.

– Todos os produtores passaram por reciclagens, cursos de regulagem, faziam medição. Se estiverem perdendo bastante, eles param e regulam. Isto valeu a pena, hoje temos bons resultados – avalia Bodnar, da Emater-PR.

A Embrapa Soja considera aceitável perda de até uma saca de soja por hectare na hora da colheita, mais do que isso é considerado desperdício. Para calcular o quanto se perde quando a colhedora passa, o instituto de pesquisa tem, desde a década de 1980, um copo medidor de perdas.

Para utilizar, basta fazer a coleta dos grãos em uma área de dois metros quadrados, pegando o maior número possível de linhas da lavoura. Uma armação feita com barbante e pedaços de madeira facilita o trabalho. Os grãos que não foram colhidos, vão para um copo, que mostra o tamanho da perda.

– Este copo tem uma escala graduada e vai dizer diretamente o quanto ele está perdendo no momento da colheita – explica o pesquisador da Embrapa José Miguel Silveira.

A última dica é: antes de se preocupar com o que vai ser plantado após a soja, cuide bem da colheita. Afinal, a pressa é inimiga da boa produtividade.

– Às vezes por preocupação do que vai ser instalado depois, na outra lavoura, ele se preocupa mais com o que vai ser plantado do que com o que vai ser colhido. A gente recomenda que ele tenha um pouco de paciência, faça o monitoramento em alguns pontos da lavoura e ele vai ter a real situação destas perdas – orienta o pesquisador.