Diversos

Vice-presidente Hamilton Mourão participa da Expointer

Na feira, o vice-presidente participou da cerimônia de premiação da prova morfológica, montou um cavalo e visitou pavilhões

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, visitou a Expointer nesta segunda-feira, 6, em Esteio, no Rio Grande do Sul. Gaúcho de Porto Alegre, o vice-presidente não conversou com a imprensa.

Mourão chegou ao Parque de Exposições Assis Brasil por volta de meio dia. A esposa, Paula Mourão, e apoiadores do vice-presidente acompanharam a visita. O vice-presidente também estava acompanhado do vice-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, pela secretária de Agricultura do Estado, Silvana Covatti, e pelo presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Gabriel Souza.

Na feira, que termina no domingo, dia 12, o vice-presidente participou da cerimônia de premiação da prova morfológica, montou um cavalo oferecido por um expositor e visitou pavilhões, inclusive o de animais. Mourão também participou de um almoço na Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac).

hamilton mourão vice-presidente da república e presidente do conselho da amazônia
Vice-presidente Hamilton Mourão visita Expointer. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro deve comparecer ao evento no dia 11.

Expointer

O evento, que começou no último sábado, 4, será lembrado como a feira dos protocolos e das filas. Tudo para evitar o contágio do novo coronavírus. Obrigatoriedade de máscaras, medição de temperatura na entrada, farta distribuição de álcool em gel em lavabos para higienização, disponíveis em todo o parque, além de fiscais para garantir as medidas sanitárias.

A Expointer costuma receber mais de 500 mil pessoas por temporada. Neste ano, por causa da pandemia, o número foi limitado em 15 mil visitantes por dia.

Em 2019, a feira movimentou R$ 2,6 bilhões de reais. “Estou bastante otimista com os negócios que estão sendo feitos aqui na feira. A feira é uma vitrine. Mostra que a agropecuária gaúcha é o que move a nossa economia e fortalece o nosso país”, diz a secretária de Agricultura do Estado, Silvana Covatti.

De acordo com dados da Secretaria de Agricultura do Estado, em 2020, a agropecuária gaúcha gerou 189 bilhões de reais, o que representa 40% do PIB do estado. Os gaúchos exportaram para 205 países, garantindo um superávit para a balança comercial de 6,4 bilhões de dólares.