Diversos

Nuvem funil causa vendaval e destrói propriedade rural em MG; veja vídeos

Ventos fortes e granizo prejudicaram casas, currais, equipamentos e lavouras de milho; produtores locais ainda calculam os prejuízos

Moradores da cidade de Santa Rita de Caldas, no sul de Minas Gerais, foram surpreendidos na manhã desta terça-feira, 17, com a formação de uma nuvem funil. O fenômeno causou ventos fortes e queda de granizo, deixando um rastro de destruição por onde passou.

Na zona rural, o fenômeno destelhou casas e galpões de uma propriedade rural. De acordo com Margarida de Freitas, proprietária do local, a ventania também destruiu um curral onde animais estavam abrigados, além de árvores e equipamentos.

Em outra propriedade, o produtor Haéliton Melo perdeu grande parte da plantação de 37 hectares de milho por conta da queda de granizo. “Ainda não consegui fazer o levantamento total da perda, mas sei que será grande. Agora, o jeito será esperar mais alguns dias para avaliar se ainda podemos salvar algo da plantação de 40 dias”, lamenta.

Foto: Haéliton Melo/ Arquivo Pessoal

De acordo com a prefeitura, não houve ocorrência de pessoas feriadas ou prejuízos na parte urbana da cidade. Segundo a Somar Meteorologia, o fenômeno não pode ser considerado um tornado porque não houve contato diretamente com solo.