Diversos

'Volta, pai', escreve em gramado filho de agricultor internado na UTI por Covid-19 no RS

Contágio veio durante época do plantio e família passou por diversas dificuldades com a ausência do patriarca; comovido, filho relembra angústia do período de UTI

Volta pai escrito em gramado de casa
Mensagem foi escrita em gramado no dia em que o filho soube que havia falhado a tentativa de tirar o pai do respirador. Foto: Malcoln Robert Marques Silva

O início do plantio de soja e arroz para a família Schifino Camargo neste ano foi marcada por muitas turbulências. E culminou com o contágio do patriarca, Alvaro Bernardes Camargo, de 63 anos, por Covid-19 e uma mensagem de um filho, tomado pela saudade, em seu gramado: “Volta, pai”. 

A mensagem foi capturada por drone pelo primo Malcoln Robert Marques Silva, e viralizou instantaneamente no município de Palmares do Sul, no Rio Grande do Sul. Mas, para entender bem essa história, é preciso voltar para o início do mês de novembro, época em que toda a família estava envolvida no plantio na fazenda comandada por Alvaro.

Segundo Afonso Schifino Camargo, de 36 anos e filho do agricultor, nessa época do plantio é comum o pai ficar mais estressado, dormir menos e trabalhar muito. Segundo a percepção da família, a fadiga pode ter contribuído para baixar a imunidade e potencializado o efeito do vírus. “Meu pai é um homem saudável, dentro do peso e não imaginávamos que um eventual contágio traria tantos problemas. Nossa preocupação maior era com a nossa mãe, que acabou se contagiando, mas ficou assintomática”, relata.

Algo parecia estar errado, lembra Afonso, quando um dia ele pediu ajuda ao pai para aplicar os produtos na lavoura, notando que ele estava muito ofegante. “Começou com dor de garganta, depois veio a dor de cabeça e nesse dia veio o cansaço excessivo. Foi então que usamos um oxímetro [aparelho que indica a quantidade de oxigênio presente no sangue] que havíamos comprado e verificamos que o nível de saturação de oxigênio dele estava bem baixo. Foi então que o internamos, no dia 13 de novembro. Quatro dias depois, ele foi intubado”, relembra.

Família reunida na casa de Alvaro. Foto: Malcoln Robert Marques Silva

Família sob pressão

A partir daquele dia, a agonia tomou conta da família. Todo contato com Alvaro foi perdido e as informações passaram a ser disponibilizadas diariamente por meio de boletins médicos. O plantio da soja e do arroz foram paralisados na fazenda dos Schifino Camargo, mas uma verdadeira força-tarefa foi montada para deixar o trabalho do pai completo.

“Nessa situação em que ele se ausentou da fazenda, eu peguei uma licença na empresa em que trabalho e contei com apoio do meu patrão, que até ofereceu funcionários para ajudar a colocar a lavoura em ordem. O meu irmão pediu demissão e também veio trabalhar conosco, pois três dos nossos quatro funcionários se afastaram por causa da Covid. Foi muito complicado, com meu pai internado e lavoura atrasada, mas acabou dando tudo certo”, disse.

Os dias foram passando e a permanência do agricultor na UTI por conta da Covid foi minando as emoções da família. Com o agravamento de casos na cidade, os boletins diários começaram a demorar mais e a falta de informação e o medo da perda do pai fizeram com que ele não parasse de pensar no que viria pela frente.

“No dia 5 de dezembro veio a esperança de ele sair da respiração por aparelhos. Mas, infelizmente, a notícia não foi boa e ele teve que continuar intubado. Foi um momento de pura angústia, pois eu queria o meu pai de volta e, para me distrair, fui cortar a grama da minha casa. Na hora, resolvi fazer essa mensagem para ele, um ato de coração e de desespero. Pois no dia a dia da lavoura eu também costumava gritar no vazio a mesma frase: ‘Volta, pai’ ”, diz Afonso, emocionado.

A imagem rodou a cidade e chegou aos médicos e enfermeiros. “Foi um ato que não esperava tomar essas proporções tão grandes, mas tenho certeza que deu resultado na recuperação dele. No dia 10 de dezembro minha irmã foi ao hospital e pedimos para que pudéssemos conversar com ele. No dia seguinte, foi possível tirar ele do tubo e desde então ele só vem melhorando”, comemorou.

O Natal da família Schifino Camargo ainda foi longe de Alvaro, mas os médicos estão otimistas de que a alta venha antes da virada do ano. A expectativa é de que todos possam iniciar 2021 concretizando a mensagem gravada no chão, com a volta do pai do Afonso, do Augusto, do Ângelo e da Anne, avô do pequeno Alvaro Neto e marido da Alzira.

Em pé, da esquerda para a direita: Ângelo (filho), Afonso (filho) com Alvaro (neto) no colo e Anne (irmã). Sentado, ao lado do pai Afonso, o filho Augusto. Foto: Malcoln Robert Marques Silva