São Paulo aposta na produção de grãos de café de excelência

Café conilon pode agregar valor à culturaO governo paulista vai incentivar o cultivo do café conilon para agregar valor à produção do campo. Hoje, os cafeicultores de São Paulo vivem basicamente do arábica, de aroma e doçura inconfundíveis. A sugestão é que o produtor passe a lucrar com uma variedade onde o custo de produção é bem menor. De acordo com o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, o conilon já garante renda, por exemplo, aos cafezais capixabas. No Espírito Santo, 70% do café plantado é o conilon. 

Áreas tradicionais de cultivo de cacau poderão ser protegidas

Projeto prevê conservação de áreas cultivadas no sistema CabrucaEstá em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4995/09, do deputado Geraldo Simões (PT-BA), que determina a conservação das áreas de cultivo tradicional de cacau no sistema Cabruca. Esse sistema consiste na plantação de espécies de cacau no meio de vegetação nativa remanescente de Mata Atlântica. Trata-se de um sistema agrossilvicultural, no qual a plantação de cacau fica protegida pelas árvores.

Apresentado primeiro ônibus brasileiro movido a hidrogênio

Primeiro veículo do tipo na América Latina começará a circular na Região Metropolitana de São PauloO Ônibus Brasileiro a Hidrogênio foi apresentado nesta quarta, dia 1º, em São Paulo, e começará a circular em testes na Região Metropolitana a partir de agosto. A novidade usa como combustível o hidrogênio, o elemento químico mais abundante do planeta, e libera apenas vapor de água. Com a construção do primeiro veículo do tipo na América Latina, o Brasil passa a ter posição global de destaque ao lado dos Estados Unidos, da Alemanha e da China.

Usina de Marialva vai permitir produção de biodiesel em escala no Paraná

Operação terá início ainda neste ano, e produção começa em janeiro de 2010O início da operação da Usina de biodiesel em Marialva, região Noroeste do Paraná, vai permitir a produção em escala do biocombustível no Paraná. Construída por uma das maiores empresas do ramo no país, a Indústria e Comércio de Biodiesel Sul Brasil (BSBios), com investimentos de R$ 78 milhões, a unidade entra em operação no município paranaense em dezembro deste ano e começa a produzir em janeiro de 2010.