Paraná

Frente fria leva chuva forte a todo o Paraná e provoca danos

Pancadas eram esperadas em novembro e dezembro só chegou no fim de janeiro em algumas regiões produtoras do estado

Uma frente fria chegou no fim da tarde desta quinta-feira (27) ao Paraná, provocando chuva forte em diversas áreas do estado. Uma das regiões mais afetadas foi o litoral, que estava em alerta vermelho do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em alguns municípios, a quantidade de chuva ultrapassou 100 milímetros, como em Guaratuba, que registrou 134,8 mm. Houve alagamento no centro da cidade portuária de Paranaguá, com enxurrada que invadiu casas, comércios e alguns veículos. A cidade registrou precipitação de 55mm ontem. Os dados são do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

Na região dos Campos Gerais, a chuva alagou as marginais da BR-277 em Ponta Grossa e motoristas tiveram que reduzir a velocidade para passar pelas áreas alagadas. A precipitação registrada ontem na cidade de Ponta Grossa foi de 39,8 mm. Outra região com bastante chuva foi a de Cornélio Procópio, no norte do estado, com 70,6 mm.

chuva no Paraná
Chuva chegou forte na tarde desta quinta-feira (27) em Sede Alvorada, Cascavel (PR), alagando estradas rurais. Foto: divulgação

No oeste do estado, região bastante castigada pela estiagem prolongada, a chuva também foi forte. Em Marechal Cândido Rondon, a precipitação registrada ontem foi de 75,8 mm. Em Cascavel, a prefeitura teve muito trabalho na manhã desta sexta-feira (28) para recolher entulhos de muros caídos e asfalto danificado em várias ruas pela força da água. De acordo com o Simepar, Cascavel registrou ontem 97,4 milímetros de precipitação. No campo, estradas rurais ficaram alagadas, dificultando o trânsito de cargas e veículos.

O agricultor Vanderlei Campos Jr. é dono de uma propriedade de 800 hectares onde planta soja e milho em Lindoeste, próximo a Cascavel. Ele relata que houve “bastante chuva na lavoura, o que atrapalha o plantio de safrinha e as colheitas da soja”.

A chuva era esperada para novembro e dezembro, no desenvolvimento da soja, mas a região passou por uma severa estiagem. “A chuva agora só ajuda as lavouras de milho que já estão plantadas. Para a soja atrasa a colheita e atrasa o plantio de milho safrinha consequentemente”, avalia ele.

Previsão de safra

O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, divulgou na quinta-feira a primeira Previsão Subjetiva de Safra (PSS) deste ano. O Paraná fechou janeiro com projeção de redução em 39% na produção de soja no estado para a safra 2021/22, em relação ao potencial. A previsão apresentada pelos técnicos do órgão aponta também que, no caso do milho de primeira safra, as perdas somam 36%, enquanto o feijão terá 31% a menos na produção em relação à projeção.

O meteorologista Samuel Braun, do Simepar, diz que o tempo vai continuar instável nesta sexta, com chuva em qualquer horário do dia e com potencial para chuvas fortes no interior.

E tem mais chuva prevista para o estado no fim de semana. “No sábado a chuva mais significativa fica concentrada no setor mais ao norte, perto do estado de São Paulo, com valores expressivos de precipitação. No leste, entre Curitiba e região litorânea, o tempo também se mantém bastante chuvoso. No domingo as chuvas perdem um pouco a intensidade e serão mais ocasionais”, diz o meteorologista.