LUTO

ABCZ lamenta morte de pecuarista associado

O pecuarista Benedito Mutran Filho, conhecido como Bené Mutran, morreu nesta sexta-feira (1º), aos 81 anos, em Belém (PA)

pecuarista, Belém, Bené Mutran
Foto: Reprodução/ABCZ

O pecuarista Benedito Mutran Filho, conhecido como Bené Mutran, morreu nesta sexta-feira (1º), aos 81 anos, em decorrência de uma queda do prédio onde residia em Belém, no Pará.

Referência na criação de gado nelore no país, Mutran, membro da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) desde 1983, atuou no Conselho Consultivo da entidade pelo estado do Pará em três gestões: 1998-2001, 2004-2007 e 2007-2010. Em 2004, recebeu o Mérito ABCZ, uma das mais importantes homenagens da pecuária nacional.

Ao longo da carreira, Mutran, conhecido como o ‘rei do gado do Pará’, chegou a ter quase 100 mil cabeças. O pecuarista acumulou conquistas como o bicampeonato do Ranking Nacional da Raça Nelore e a revelação de raçadores de destaque como Edhank, Hock, Champion, Jyrban e Mug.

“Recebemos com profundo pesar a notícia do falecimento do grande amigo e criador paraense Bené Mutran, que muito contribuiu para o desenvolvimento da raça Nelore. Seu criatório, a Fazenda Cedro, conquistou vários grandes campeonatos nacionais, com animais que foram muito importantes para a raça. Que Deus conforte a todos neste momento difícil”, disse o vice-presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges.

Além da pecuária, Mutran também teve um papel importante no desenvolvimento da produção e beneficiamento de castanhas no Pará.

Seguindo o legado do pai, Benedito Mutran, ele fundou a Benedito Mutran & Cia., empresa que exportava castanhas para diversos países do mundo.

A família do pecuarista ainda não divulgou informações sobre velório e sepultamento.