ABCZ publica Sumário Guzerá online com mais de 400 touros

Novidade do sumário online é a disponibilidade dos dados de tendências genéticas dos rebanhos e da raçaA Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) publicou uma versão online da 19ª edição do Sumário de Touros Aptidão Leiteira da raça guzerá. O documento fornece dados gerais da raça e de todos os rebanhos guzerá inscritos no controle leiteiro da ABCZ, das matrizes controladas e de mais de 400 touros provenientes do teste de progênie, do núcleo de Múltipla Ovulação e Transferência de Embriões (MOET) e do Programa de Melhoramento Genético dos Zebuínos (PMGZ) da ABCZ.

>> Veja mais notícias de gado de leite 

Os índices pesquisados nos projetos leiteiros incluem dados que têm relação direta com a sustentabilidade da cadeia produtiva, com a qualidade, sanidade e composição do alimento que segue íntegro até a indústria para ser processado e distribuído ao consumidor. O objetivo comum dos trabalhos de pesquisa que integram o sumário é promover o melhoramento genético dos animais guzerá de aptidão leiteria e produzir indivíduos cada vez mais adaptados às condições atuais dos sistemas pecuários, mais eficientes e com melhor desempenho.

As características perseguidas nos estudos têm a capacidade de impactar positivamente na geração de renda dos produtores e definem a viabilidade econômica das propriedades leiteiras. A grande novidade do sumário online é a disponibilidade dos dados de tendências genéticas dos rebanhos e da raça.

– Os dados médios das avaliações e as tendências genéticas auxiliam o criador no momento em que ele queira fazer um diagnóstico do rebanho ao longo dos anos. As tendências apontam a evolução do rebanho e fornecem comparativos do gado entre gerações e com o plantel nacional – diz a zootecnista Mariana Alencar, gerente do PMGZ Leite.

Mariana explica que o selecionador pode confirmar o nível de melhoramento real do criatório e identificar os pontos que precisam de maior atenção.

– As informações do sumário online ainda podem ser alinhadas aos dados de manejo e da interferência do meio ambiente na genética e estas condições integram uma ferramenta de seleção muito valiosa.

Criadores que não fazem controle leiteiro, estão formando plantel, querem fazer as pesagens ou desejam estudar a metodologia e se familiarizar com as avaliações podem consultar a versão digital do sumário impresso, porém sem as tendências genéticas.

O sumário foi produzido sob a coordenação da Embrapa Gado de Leite em parceria com o Centro Brasileiro de Melhoramento do Guzerá (CBMG), apoiado pela ABCZ e pela Associação de Criadores de Guzerá do Brasil (ACGB). O material pode se acessado pelos criadores dentro da área de Comunicações online, com as senhas exclusivas dos criatórios.