ABCZ recebe animais para julgamento na Expozebu 2012

Pelo segundo ano consecutivo, raça gir tem o maior número de exemplares inscritos na feira, em Uberaba (MG)Grande parte dos três mil animais inscritos na 78ª edição da Expozebu, que segue até o dia 10 de maio, já está no parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). De acordo com o técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) João Eudes Lafetá Queiroz, os primeiros procedimentos necessários para que o gado possa entrar na pista são fundamentais. Trata-se da identificação, mensuração e exames andrológicos e ginecológicos dos animais.

– Aqui eles são recebidos e avaliados para ver se tem algum defeito na conformação – afirma.

A recepção dos bovinos continua nesta terça, dia 1º, e na quarta, dia 2, será realizada a pesagem. Este dia também é a data base para a conclusão do catálogo dos julgamentos. Todos os animais devem passar pela balança no mesmo dia.

– Começa de madrugada e vai até a noite. É muito trabalho, mas o pessoal é bem capacitado para a tarefa – diz Queiroz.

A edição 2012 da Expozebu conta com representantes das raças guzerá, tabapuã, nelore, brahman, gir, gir leiteiro, indubrasil e sindi. Pelo segundo ano consecutivo, a raça gir tem o maior número de animais inscritos na exposição, somando todas as competições. São 817 no julgamento e 72 no torneio leiteiro. Destaque também nos leilões. Dos 41 remates oficiais da Expozebu, 15 são de gir.

Os números comprovam o crescimento da raça nos últimos anos e são motivo de orgulho para criadores como Léo Machado, que há décadas investe na raça.

– Isso é resultado de um trabalho que vem sendo feito há anos. Não foi um crescimento de uma hora para outra, foi dia após dia – pontua.

O torneio leiteiro começa na quinta, dia 3, e os julgamentos na sexta. Além das tradicionais competições, a Expozebu 2012 terá dezenas de eventos voltados para a melhoria da produção de carne e leite. Tudo isso sem deixar de lado a sustentabilidade, tema que mais uma vez será discutido na feira. Na parte comercial, a exposição deve movimentar cerca de R$ 100 milhões, com um público aproximado de 300 mil pessoas. No salão internacional a expectativa é receber 18 comitivas de países estrangeiros, como Estados Unidos, Itália, México e Índia.