Agricultura familiar é decisiva para a economia brasileira, avalia Cassel

Ministro participou do Fórum Canal Rural: Renda e Produção de Alimentos, na ExpointerA agricultura familiar é hoje decisiva na economia brasileira. A declaração é do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherm Cassel. Ele esteve presente no Fórum Canal Rural: Renda e Produção de Alimentos, que discutiu a importância e os rumos do setor no país. O evento foi realizado na manhã nesta quarta, dia 1º, na Casa RBS, durante a Expointer. Para o ministro, políticas públicas e econômicas adequadas foram as responsáveis pelo aumento da renda no setor, que cresceu três vezes mais do que

? Hoje o agricultor tem apoio do governo, com manutenção de preços e seguro agrícola.

Segundo o presidente da Fetag, Elton Weber, para garantir que o Brasil se torne o celeiro do mundo, é preciso investir no desenvolvimento e preparação dos jovens para o desempenho da atividade, além de políticas para evitar o êxodo rural.

? Levar estrutura física e educacional para o meio rural é um dos fatores para que a população rural se mantenha ? disse Weber.

Outro fator determinante para o desenvolvimento do setor é o investimento em cooperativas. Foi o que mostrou Vergilio Perius, presidente da Ocergs ? Sescoop, durante o evento. Da área total que forma os estabelecimentos agropecuários, 21,57% são de cooperativas, responsáveis por 41,52% do total de receita. Ou seja, se produz mais em áreas menores.

Sendo o Brasil um dos países com maior potencial agrícola, Cassel cita que segurança alimentar, matriz energética e desenvolvimento sustentável são indispensáveis para a evolução do setor.

? (Esses) fatores são indispensáveis para o desenvolvimento da agricultura familiar, com possibilidade de ampliação de renda ? declarou o ministro.