ANÁLISE DO CEPEA

Arroba de boi gordo se mantém acima de R$ 220 em SP mas poder de compra de bezerro estagna

Cenário se deve às baixas mais intensas da arroba bovina frente às registradas para animal de reposição ao longo do ano

programa de produção de bezerros acrimat, boi
Foto: Acrimat

Os preços do boi gordo vêm apresentando forte reação em setembro, impulsionados pela baixa oferta de animais para abate. O indicador Cepea/B3 (mercado paulista), por exemplo, já opera acima de R$ 220 a arroba.

No entanto, pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP) afirmam que essa valorização não foi suficiente para melhorar o poder de compra de pecuaristas terminadores. Tal cenário se deve às baixas mais intensas da arroba bovina frente às registradas para o animal de reposição ao longo de 2023. 

Dados do Cepea mostram que, na parcial de setembro (até o dia 26), pecuaristas precisam de 9,58 arrobas de boi gordo paulista para a compra de um bezerro sul-mato-grossense (nelore, de 8 a 12 meses), contra 8,36 arrobas em setembro do ano passado.

Inclusive, informa o Cepea, o momento atual seria o mais desfavorável ao pecuarista terminador desde outubro de 2021, quando foram necessárias 10,27 arrobas para fazer a mesma troca.

*Sob supervisão de Luis Roberto Toledo


__

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.