Associação Brasileira de Angus comemora alta de 20% em programa de carne certificada

Entidade completa 50 anos com homenagens a representantes da pecuária nacional e lançamentos de livro e documentárioNo ano em que completou 50 anos, a Associação Brasileira de Angus firmou importantes parcerias em todo o Brasil, que permitiram o crescimento de mais de 20% no Programa Carne Angus Certificada, com o abate de 250 mil cabeças. O programa, que é o maior do gênero no país, completou 10 anos de existência este ano. A cerimônia de comemoração aconteceu na noite dessa quinta, dia 28, em Porto Alegre (RS).

>> Leia mais notícias sobre gado de corte

A celebração homenageou pessoas que se dedicaram e que participaram da história da raça e da pecuária nacional, como representantes da entidade, ex-presidentes, criadores e personalidades do agronegócio. Os ex-ministros da Agricultura, Marcus Pratini de Moraes e Luis Fernando Cirne Lima, além de Lila Telechea, esposa do falecido pecuarista Flávio Telechea, da Cabana Paineiras, estavam entre os agraciados.

Ao todo, a raça angus representa um rebanho de 3 milhões de cabeças. Em todo o Brasil, mais de 400 pecuaristas se dedicam à raça.

De acordo com o presidente da Associação, Paulo de Castro Marques, entre os novos parceiros, está o restrito mercado de carne de Santa Catarina. O Estado é livre de aftosa, sem vacinação, e por esse motivo não permite a entrada de animais vivos.

– Para ampliar o rebanho de animais da raça em volume suficiente para atender o mercado, foi necessário um trabalho intensivo da associação no fomento à raça, por meio do uso da inseminação artificial – afirmou Marques.

Além do Estado catarinense, há outros parceiros no interior de São Paulo e do Rio Grande do Sul, além de plantas no centro-oeste brasileiro. Segundo o presidente, ainda há regiões onde a marca angus pretende avançar, como Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais.

Angus lança livro e documentário

Fatos marcantes das cinco décadas da Associação estão registrados em um livro e em um documentário, que foram lançados durante o evento.

A chegada dos primeiros animais ao Brasil, a fundação da associação, em 1963, por Flávio Tellechea – primeiro criador do País -, a primeira exposição de animais rústicos e a criação do Programa Carne Angus Certificada são contados por aqueles que comandaram a entidade ao longo de todos esses anos, como Antônio Martins Bastos Filho, que mais vezes presidiu a entidade, e também por outras personagens desse importante capítulo da pecuária brasileira. O editor do livro, Sebastião Ribeiro, destacou que o leitor vai se encantar com os momentos mais bonitos da história da associação.

Clique aqui para ver o vídeo