Bloqueio de Hong Kong assusta setor de carne suína | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Bloqueio de Hong Kong assusta setor de carne suína

Em 2016, o país foi o segundo maior comprador da carne suína nacional, sendo responsável por 156 mil toneladas, 22,3% do total embarcado no ano

Fonte: Reprodução/Canal Rural

A operação Carne Fraca da Polícia Federal trouxe incertezas à suinocultura brasileira, especialmente quanto à reação do consumidor final. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), até o momento, o impacto nos preços tanto do animal vivo quanto da carne tem sido pequeno, com estabilidade ou ligeiras quedas.

Mas agentes de frigoríficos e produtores consultados estão cautelosos nas negociações de novos lotes, mas o maior impacto segue no mercado externo. De acordo com pesquisadores do Cepea, com a perda de confiança na carne brasileira, importantes parceiros comerciais exigiram relatórios técnicos a respeito de adulterações nos produtos, com o bloqueio temporário das carnes brasileiras. O governo de Hong Kong decidiu suspender as compras de novos lotes da carne brasileira, inclusive suína.

Em 2016, o país foi o segundo maior comprador da carne suína nacional, sendo responsável por 156 mil toneladas, 22,3% do total embarcado naquele ano. A China tomou uma decisão mais radical: bloqueou o envio de todas as carnes do Brasil, inclusive lotes que já estão nos portos chineses. No ano passado, o país comprou 87 mil toneladas de proteína suína brasileira, 12,4% do total no ano. 

Sair da versão mobile