CEPEA

Bovinos: preços do bezerro têm tendência de queda desde meados de 2021

Um dos principais fatores que influenciou esse movimento nos preços do bezerro foi o aumento da oferta impulsionado pelos avanços tecnológicos

Entre agosto de 2022 e agosto de 2023, especificamente, o Indicador do bezerro Esalq/BM&FBovespa (animal nelore, de 8 a 12 meses, Mato Grosso do Sul) recuou 8%.

Segundo pesquisadores do Cepea, a pressão sobre os valores do animal vem sobretudo da maior oferta, resultado de avanços no uso de tecnologias para produção (como genética e inseminação, especialmente de 2020 a 2022) e, consequentemente, do aumento da produtividade.

Neste caso, produtores, estimulados pelos elevados patamares de negociação da arroba bovina e pela aquecida demanda internacional pela carne brasileira, elevaram os investimentos no setor.

Além disso, foi verificada uma maior retenção de matrizes entre 2020 e 2021 (vacas adultas e novilhas), justamente no intuito de se recuperar a produção.

__

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.