Política

Brasil é importante para garantir segurança alimentar, diz ministro em Goiás

Mais de 700 animais de importantes raças bovinas e equinas estão em exposição na 75º Exposição Agropecuária de Goiás

A 75ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás termina neste domingo (14).

Nesta quinta-feira (11), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes, participou do evento e ressaltou a importância do Brasil na garantia da segurança alimentar mundial.

“Há um apelo do mundo para que o Brasil continue produzindo grãos, carne. Fazendo com que o Brasil seja um player responsável pelo abastecimento interno e por socorrer o mundo, principalmente aqueles que vivem momento difícil de insegurança alimentar”, disse.

Nesta quinta-feira, o ministro reuniu-se também com os servidores da Superintendência Federal de Agricultura em Goiás (SFA-GO), em Goiânia, ao lado do superintendente José Eduardo de França.

O ministro destacou o trabalho da superintendência na defesa agropecuária, no fomento à agricultura familiar, no apoio ao cooperativismo e no escoamento da produção local. Em Goiás, a estimativa é de produção de 28,1 milhões de toneladas de grãos nesta temporada, avanço de 14,2% em comparação ao ciclo anterior. O estado deverá responder por 10,3% da produção total de grãos do país na safra 2021/2022.

75º Exposição Agropecuária de Goiás

A expectativa é de que o evento, que ficou dois anos suspenso por causa da pandemia, receba cerca de 50 mil pessoas e movimente em torno de R$ 30 milhões.

“O agronegócio é um dos maiores PIBs do nosso estado e do nosso país. A exposição traz para a capital o que existe de melhor em termos de tecnologia e melhoramento genético na produção agropecuária. É um evento tradicional e de extrema importância para Goiânia”, afirmou Rogério Cruz, prefeito de Goiânia.

O governador Ronaldo Caiado também esteve presente na solenidade de abertura da exposição. Ele ressaltou “orgulho que sente em ver Goiás como referência nacional na agropecuária”, e dos investimentos em tecnologia realizados pelos produtores.

“A pecuária goiana tem se desenvolvido com muita tecnologia e genética. Cada vez mais nos preocupamos em fazer uma antecipação em termos de ganho de peso e, ao mesmo tempo, com um cuidado especial que sempre tivemos em continuar sendo referência no mundo com boi verde. Você tem uma somatória de ações com resultados extremamente positivos”, afirmou o governador.

O presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Eurico Velasco, agradeceu a Goiânia por receber a exposição, que ele definiu como “evento que faz parte da cultura goianiense”. “Aqui nós temos o que há de melhor na produção agropecuária. Eu explico que aqui é a Fórmula 1 do campo. Esses animais são os que chegarão a cada propriedade, desde o micro até o grande proprietário”, disse.

Mais de 700 animais de importantes raças bovinas e equinas estão em exposição no parque. A programação inclui palestras, parque infantil, barraquinhas e atrações culturais.