Mato Grosso

Exportação de carne bovina cai 10,18% em MT impactada por caso atípico de vaca louca

Dados divulgados pela Secex apontam que os embarques de carne bovina somaram 42,88 mil toneladas em equivalente de carcaça

As exportações de carne bovina mato-grossense somaram em fevereiro 42,88 mil toneladas em equivalente de carcaça (TEC). De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o volume é 10,18% menor aos embarques de janeiro deste ano. O recuo é pautado, em especial, pelo autoembargo para a China diante do caso atípico de vaca louca no Pará.

Os números foram trazidos pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) em seu boletim semanal da bovinocultura, nesta segunda-feira (13).

No Brasil os embarques somaram 174,49 mil toneladas. Mato Grosso representa cerca de 24,5% do volume.

“A receita acompanhou o mesmo ritmo e reduziu 10,59% no comparativo mensal. A queda nos envios foi pautada especialmente pelo embargo das certificações da proteína para a China, ocorrido nas últimas semanas do mês. Desse modo, o volume exportado para o país asiático em fevereiro de 2023 foi 14,26% menor que o observado em janeiro de 2023”.

Conforme o Imea, apesar da redução na variação mensal, o volume de carne bovina embarcado no segundo mês de 2023 ainda é 32,73% acima da média exportada no mês de fevereiro dos últimos cinco anos.

Carne bovina teve 47 países como destino

Segundo dados da Secex, no acumulado de janeiro e fevereiro deste ano, as exportações de carne bovina mato-grossense somaram 90,62 mil toneladas e tiveram como destino 47 países.

Somente para a China foram cerca de 52 mil toneladas enviadas no período, enquanto Estados Unidos 6,4 mil toneladas, Egito cinco mil toneladas, Chile 3,9 mil toneladas e Arábia Saudita 2,5 mil toneladas.

 

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real