Morre João Aguiar Alvarez, referência na criação de nelore de elite

Boi

Morre João Aguiar Alvarez, referência na criação de nelore de elite

Ele era titular da fazenda Valônia, que há 30 anos se dedica à pecuária e fornece matrizes e reprodutores de altíssimo nível ao mercado

João Aguiar Alvarez
João Aguiar Alvarez. Foto: reprodução do Facebook

Referência na criação de nelore de elite, o pecuarista João Aguiar Alvarez morreu nesta sexta-feira, 8. A informação foi confirmada pela Associação Nacional de Criadores de Nelore (ACNB). Na entidade, Alvarez ocupava um cargo de diretor.

Em nota,  a ACNB lamentou o falecimento de João Aguiar Alvarez e disse que pecuária brasileira e o nelore perderam um dos seus mais importantes criadores.

Titular da fazenda Valônia e neto de Amador Aguiar, fundador do Banco Bradesco, Alvarez era considerado um dos criadores mais importantes do Brasil. Sob seu comando, a propriedade se dedica à pecuária há mais de 30 anos.

Alvarez foi pioneiro no melhoramento genético de bovinos, tornando-se referência nacional na criação de nelore e fornecendo matrizes e reprodutores de altíssimo nível ao mercado.

Em novembro do ano passado, a fazenda Valônia fez história, ao vender um animal nelore pelo preço mais alto registrado até então. A vaca Íris-8 FIV foi arrematada por R$ 3,18 milhões.

Quem foi João Aguiar Alvarez?

Agrônomo por formação, Alvarez sempre administrou as terras de sua família. Há 30 anos resolveu desenvolver seu projeto particular, dedicando-se à sua maior paixão: a pecuária.

“As maiores preocupações de João sempre foram: primeiro estruturar a propriedade, depois investir toda a energia em melhoramento genético selecionando com tecnologia e muito critério a sua seleção”, diz a Valônia

Segundo informações da fazenda Valônia, o rebanho é formado por 2.000 cabeças de nelore P.O. que são avaliadas pelos programas Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores (ACNP) e pelo Programa de Melhoramento Genético de Gado Zebu (PMGZ) da ABCZ, desde a sua criação.

Alvarez também reforçou durante a vida a importância de cuidar dos funcionários da fazenda. “Não podemos fazer nada sem a colaboração das pessoas. Nossos funcionários são registrados, treinados e valorizados. Todos têm planos de saúde, seguro de vida, casa para morar na fazenda e os que moram na cidade, fazemos questão de dar transporte gratuito, inclusive para seus filhos estudarem. Por isso, os resultados não poderiam ser melhores, com a nossa marca se destacando dentre as melhores seleções de nelore do país”, dizia ele.

Confira o programa Pecuária em Foco que destacou a Fazenda Valônia, propriedade de João Aguiar:

Fazenda Valônia

Sair da versão mobile