Pena para abigeato será votada em 30 dias

O projeto pretende o aumento das penas para o crime de furto e abate clandestino de animais 

Fonte: Divulgação/Pixabay

A Câmara dos Deputados deve votar em 30 dias o Projeto de Lei 6999/2013, do deputado federal Afonso Hamm (PP/RS), que aumenta as penas para os crimes de furto e abate clandestino de animais. A matéria também permite responsabilizar quem transporta e comercializa a carne de origem criminosa. Na noite dessa terça-feira, 19, o plenário aprovou o requerimento de urgência para inclusão da proposta na pauta. O prazo para votação foi definido em acordo com líderes partidários. O crime de abigeato será tema de debate em audiência pública na próxima semana, durante a Expointer, em Esteio-RS.

O projeto prevê pena de dois a oito anos de reclusão para o furto de animais e de dois a cinco anos  de detenção para transporte e comercialização de carne proveniente do crime, além de multa de até R$ 1 mil.

Abigeato

Frequente em regiões de fronteira, o abigeato gerou prejuízo de R$ 1 bilhão só no Rio Grande do Sul em 2014. Em Mato Grosso do Sul, apenas em 2015, foram registradas 51 ocorrências com mais de 1,5 mil animais furtados. Em julho, a Delegacia Especializada de Repressão a Rouba a Banco e Resgate a Assaltos e Sequestros (Garras) inaugurou em Campo Grande uma unidade especial para esse tipo de crime. Em maio deste ano, a polícia de Goiás desarticulou uma quadrilha que roubou mais de mil animais no Vale do Araguaia e no Entorno do Distrito Federal.