Pecuária

Seminário discute potencial da pecuária bovina no mercado de carbono

Pesquisadores apresentaram experimentos mostrando o papel da reforma de pasto e dos sistemas integrados de produção

O seminário “Zebu Carbono Neutro”, que está sendo realizado na sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), nesta segunda feira (1°) traça o atual cenário do mercado de crédito de carbono mundial e o potencial da pecuária bovina de corte brasileira na implementação de manejos que possam sequestrar carbono no solo.

O evento conta com a participação de diversos pesquisadores que trouxeram experimentos mostrando o papel da reforma de pasto e dos sistemas integrados de produção. Isso inclui sistemas com o componente arbóreo – as árvores – no sequestro de carbono e mitigação da emissão de gases de efeito estufa.

O professor Ricardo Andrade Reis, da Unesp de Jaboticabal (SP), destacou que pastagens bem manejadas e adubadas, podem neutralizar de forma significativa o impacto dos bovinos no sistema. “Pastos bem manejados chegam a trabalhar com cinco unidades animais (5 UA) por hectare e neutralizar a emissão de 3 UA, ou seja, mais da metade”, comenta.

O seminário segue no período da tarde desta segunda, abordando temáticas referente às transformações e oportunidades que o mercado de crédito de carbono pode trazer ao pecuarista brasileiro nos próximos anos.

______________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.