Boi

Você viu? Kuwait abre mercado para a carne bovina brasileira

A ministra Tereza Cristina esteve visitando o país do Oriente Médio no ano passado, em missão para iniciar o processo de negociação

O Ministério da Agricultura (Mapa) informou no dia 13 de fevereiro que o Kuwait passará a importar carne bovina do Brasil. A notícia se tornou a mais lida da semana entre as reportagens de pecuária.

“Mais uma boa notícia de abertura de mais um mercado para a carne bovina brasileira: o Kuwait, país que visitamos em setembro, quando iniciamos essa conversação. Hoje veio a boa notícia de mais um mercado para a carne bovina brasileira”, afirmou a ministra Tereza Cristina, que comemorou a conquista nas redes sociais.

Confira o ranking das notícias sobre pecuárias mais acessadas pelos internautas no site do Canal Rural:

momento-certo-de-tratar-carrapato

De gota em gota o carrapato enche o papo – e esvazia o bolso do pecuarista. Em entrevista concedida ao Giro do Boi, o médico veterinário, mestre em patologia e doutorando pela Universidade Federal de Goiás Daniel Rodrigues, gerente técnico da área de ruminantes da MSD Saúde Animal, afirmou que a cada carrapato graúdo preso no boi, o animal perde um grama de carne.

É por isso que especialistas calcularam que o prejuízo causado pelo ectoparasita à pecuária brasileira chega à casa de R$ 15 bilhões. Confira! 

4- Suínos: 60 granjas de MG foram interditadas por conta do senecavírus A

suíno

Nste ano, cerca de 60 granjas de suínos foram interditadas em Minas Gerais, após detecção de senecavírus A em algumas delas, informa a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Com sintomas semelhantes aos da febre aftosa, a infecção tem preocupado produtores da região do Triângulo Mineiro.

Os suínos apresentam dificuldade de locomoção e lesões na cavidade oral, focinho e cascos. Em Minas Gerais, o primeiro caso de infecção ocorreu em 2014, na cidade de Uberlândia, ressurgindo em outubro de 2019 em várias granjas do Triângulo Mineiro. Leia a matéria completa. 

3-Leite: deputado quer dar desconto de 30% na conta de luz de produtores

Um projeto de lei do deputado Adriano do Baldy (PP-GO) quer conceder desconto de 30% na conta de luz relativa ao consumo para produção, armazenagem e beneficiamento de leite in natura por produtores rurais e cooperativas. Atualmente, o PL 6388/19 tramita na Câmara dos Deputados.

De acordo com o parlamentar, a medida tem o objetivo de dar sustentabilidade econômica a uma atividade que garante que milhões de famílias permaneçam no campo. “É responsável por uma extensa cadeia produtiva de vital importância para a economia nacional”, diz em documento. Saiba mais. 

2- Carne bovina: ‘Abertura de mercado do Kuwait terá efeito limitado’

carne bovina
Foto: Ministério da Agricultura

O Kuwait abriu mercado para a carne bovina do Brasil, informou a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, nesta quinta-feira, 13. De acordo com o analista de mercado Leandro Bovo, da Radar Investimentos, é uma boa notícias, mas deve ter um impacto limitado no mercado nacional.

“O Kuwait é um país com quatro milhões de habitantes, então não é uma demanda representativa, mas a ministra vem fazendo um trabalho bastante positivo de abertura de mercado e a gente espera que continue nesse ritmo”, comenta. Veja mais.

1-Kuwait abre mercado para a carne bovina brasileira

carne bovina marfrig
Foto: Pixabay

O Ministério da Agricultura (Mapa) informou nesta quinta-feira, 13, que o Kuwait passará a importar carne bovina do Brasil.

“Mais uma boa notícia de abertura de mais um mercado para a carne bovina brasileira: o Kuwait, país que visitamos em setembro, quando iniciamos essa conversação. Hoje veio a boa notícia de mais um mercado para a carne bovina brasileira”, afirmou a ministra Tereza Cristina, que comemorou a conquista nas redes sociais. Leia mais.