Brasil envia missão aos EUA para negociar fim das restrições à carne processada

Uso de sistemas distintos de avaliação levou os Estados Unidos a impedir a entrada de um lote do frigorífico JBS Friboi em maioUma missão do Ministério da Agricultura estará em Washington, nos dias 7 e 8 de junho, para avaliar com autoridades do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) as diferenças de procedimento em relação ao controle de resíduos na carne bovina termoprocessada que o Brasil exporta para aquele país.

O uso de sistemas distintos de avaliação levou os Estados Unidos a impedir a entrada de um lote do frigorífico JBS Friboi em maio. Por isso, o governo brasileiro suspendeu, na última quinta, dia 27, as certificações e embarques de carne processada para os Estados Unidos.

? Vamos buscar informações sobre a metodologia aplicada pelo serviço veterinário oficial daquele país. A adotada pelo Brasil segue recomendação do Codex Alimentarius [código internacional de referência para a segurança dos alimentos] ? explicou o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária, Nelmon Costa, por meio de nota.

Outro objetivo da missão, segundo Costa, é verificar se os critérios aplicados na inspeção dos produtos brasileiros são os mesmos usados internamente para produtos americanos. Os Estados Unidos são o principal importador de carne processada brasileira e compraram, no primeiro trimestre deste ano, cerca de nove mil toneladas do produto, ao preço de US$ 48,6 milhões.