Cadeia produtiva da tilápia será estudada em projeto da Embrapa

Espécie é a mais produzida no país; pesquisa visa conhecer o desempenho econômico da tilapiculturaA Embrapa Pesca e Aquicultura desenvolve um projeto para detalhar a importância econômica da cadeia produtiva da tilápia no país. Diante disso, a pesquisa busca gerar informações que contribuam na tomada de decisão dos produtores. A tilápia é o peixe mais produzido no Brasil.

Fonte: Embrapa/Divulgação

Coordenado pela médica veterinária Renata Melon Barroso, o projeto envolve várias instituições que trabalham com tilápia no Brasil. Serão trabalhados cinco polos produtivos: Santa Catarina; oeste do Paraná; Ilha Solteira (SP); submédio São Francisco; Castanhão (CE).

 – O Brasil é um país grande e com muitas particularidades regionais, que são refletidas e observadas também nos sistemas de produção, incluindo a cadeia de valor da tilápia, mercado e consumo – explica a pesquisadora.

O projeto buscará informações de diferentes áreas. Segundo Renata, a pesquisa busca conhecer o desempenho socioeconômico do cultivo da tilápia no Brasil; os impactos socioeconômicos; conhecer o potencial da tilapicultura no país; fornecer respostas importantes para o crescimento do setor.

A tilápia é o peixe mais produzido no Brasil. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relativos a 2013 apontam que foram produzidas quase 170 mil toneladas da espécie no país. Por região, o Sul brasileiro produziu mais de 63,5 mil toneladas; depois, vem o Nordeste, com mais de 48,1 mil toneladas, e o Sudeste, que produziu mais de 45,8 mil toneladas naquele ano.

Em termos de Estados, os que mais produziram tilápia em 2013 foram Paraná ( 44,7 mil toneladas)Ceará ( 30,6 mil toneladas) e São Paulo (24,3 mil toneladas). Já os municípios principais produtores naquele ano foram Jaguaribara (CE), com quase 14,6 mil toneladas, Santa Fé do Sul (SP), com quase 6,5 mil toneladas, e Orós-CE, que produziu quase 5,3 mil toneladas.

A primeira reunião geral do Projeto Tilápia está marcada para os dias 10 e 11 de março, na sede da Embrapa Pesca e Aquicultura, em Palmas (TO). Será um momento em que as diferentes experiências dos diversos parceiros serão compartilhadas, construindo-se, assim, um panorama geral da cadeia produtiva da tilápia no país.