GIRO DO BOI RESPONDE

Capiaçu e irrigação: entenda como a tecnologia garante mais produtividade

Especialista em silagem explica como a irrigação pode potencializar o capiaçu, permitindo mais cortes e segurança alimentar para o gado na seca. Assista ao vídeo

Capiaçu e irrigação: entenda como a tecnologia garante mais produtividade
Capiaçu e irrigação: entenda como a tecnologia garante mais produtividade

Pecuaristas, a busca por forrageiras mais produtivas e resistentes à seca tem um aliado fundamental: a irrigação. Flaviano Taques, produtor rural de Rosário Oeste, no estado de Mato Grosso, levantou uma dúvida importante sobre o capiaçu: a forrageira produziria melhor em áreas irrigadas? Assista ao vídeo abaixo e confira.

Nesta sexta-feira (15), o zootecnista Edson Poppi, especialista em silagem e embaixador de conteúdo do Giro do Boi, respondeu à pergunta no quadro “Giro do Boi Responde”.

Ele confirmou que a irrigação é uma solução viável que pode potencializar e prolongar os benefícios do capiaçu.

Irrigação: mais produtividade e mais cortes

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O capiaçu já é conhecido por sua alta produtividade e qualidade nutricional. No entanto, o uso da irrigação pode potencializar ainda mais esses benefícios, transformando a forrageira em uma ferramenta ainda mais estratégica para a fazenda.

Normalmente, em áreas não irrigadas, o produtor consegue fazer dois cortes por ano e um terceiro muito pequeno.

Com a irrigação, a produtividade seria aumentada, e o produtor teria a vantagem de ter material disponível para o gado mesmo no período seco, garantindo segurança alimentar para o rebanho.

Análise de custo-benefício e viabilidade

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Edson Poppi ressalta que, para decidir se vale a pena investir na irrigação, é crucial fazer uma análise de custo-benefício detalhada.

É preciso colocar na ponta do lápis os custos de implantação e operação do sistema de irrigação e comparar com o retorno do aumento de produtividade.

No entanto, a irrigação parece ser uma solução viável para o capiaçu, pois ela garante a continuidade da produção, a segurança alimentar do gado na seca e a redução de custos com outros insumos.

A irrigação é uma ferramenta que pode otimizar o uso do capiaçu, transformando-o em uma forrageira ainda mais estratégica para a fazenda, especialmente em regiões onde a seca é um desafio constante.